Melisso de Samos

Melisso de Samos (em grego clássico: Μέλισσος ὁ Σάμιος) foi um militar, político, filósofo e poeta grego.

 Nota: Se procura pela figura mitológica, veja Melisso de Creta.
Melisso de Samos
Pré-socráticos
Melisso de Samos
Uma ilustração de Melisso de Samos da Crônica de Nuremberg
Nome completo Μέλισσος
Escola/Tradição: Escola Eleata
Data de nascimento: c. 470 a.C.
Local: Ilha de Samos, Mar Egeu
Principais interesses: Metafísica
Trabalhos notáveis Espaço Infinito, e uma visão monista da realidade
Influências: Parmênides de Eleia

Ele nasceu na ilha de Samos, Mar Egeu, em c.470 a.C..[1] Melisso foi um filósofo da Escola eleática, sendo, provavelmente, discípulo de Parmênides.[1]

Provavelmente o filósofo é o mesmo Melisso que Plutarco menciona como comandante da frota de Samos, que derrotou os atenienses em 442 a.C..[1]

Um estadista e comandante naval sâmio que também contribuiu com a filosofia, e produziu influência no atomismo de Leucipo e Demócrito, tornando-se um dos continuadores da escola eleática, os quais tenderam a conciliações. Inicialmente o militar, desempenhou papel de relevância na política grega, como comandante da esquadra naval que derrotou os atenienses de Péricles (441 a.C.). Praticamente este é a única ação que se sabe de sua vida e como filósofo, que tenha atingido o apogeu de sua existência pelos anos posteriores a esta batalha (444-441 a.C.). Pela sua obra depreende-se que foi mais um polemista e defensor das idéias de Parmênides de Eleia, portanto antipitagórico, e sobretudo contra Empédocles, não se sabe todavia como teria tomado contato com as doutrinas da escola ocidental. Tratou de ajustar os extremismos do eleaticismo com a filosofia jônica, tornando-se responsável pela sistematização dessa doutrina, além de mudar alguns pontos de vista, e estabeleceu que o ser é infinito, tal como é infinito no tempo, ou seja eterno. Seu principal poema foi Sobre o ser ou Sobre a Natureza, do qual se conservaram até nossos dias dez fragmentos, e morreu em lugar incerto. Simplício se referiu a um seu livro, denominando-o Tratado sobre a física ou do ente.

Referências

  1. Este artigo incorpora texto da verbete Melissus of Samos na Catholic Encyclopedia, publicação de 1913 em domínio público.
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.