Monte Smolikas

O Monte Smolikas (em grego: Σμόλικας, língua aromena: Smolcu) é o segundo monte mais alto da Grécia e o ponto mais elevado dos Montes Pindo.[1] Fica no Epiro.

Monte Smolikas
Σμόλικας
Smolcu
Monte Smolikas
Monte Smolikas está localizado em: Grécia
Monte Smolikas
Localização do monte Smolikas na Grécia
Coordenadas 40° 5' 23" N 20° 55' 34" E
Altitude 2 637 m (8 652 pés)
Proeminência 1 736 m
Isolamento 119.6 km
Listas Picos ultraproeminentes
Continente Europa
País  Grécia
Região Noroeste da Grécia
Cordilheira Montes Pindo

A montanha é constituída por rochas ofiolíticas. Durante vários períodos no Pleistoceno, os circos e vales norte e leste foram glaciados. Os últimos glaciares desta área recuaram há cerca de 11500 anos. É drenada pelo rio Aóos a sul, e o rio Vourkopotamo (um afluente do Sarantaporos) a norte. Há um pequeno lago alpino chamado "Drakolimni Smolika" perto do cume, a cerca de 2200 metros de altitude. As cadeias montanhosas próximas são Tymfi a sul, Gramos a noroeste, Vasilitsa a sudeste e Voio a nordeste.

As elevações mais altas, acima de 2000 metros, consistem em prados e rochas, e há florestas caducas e de coníferas em altitudes mais baixas. A montanha situa-se completamente dentro do município de Konitsa, sendo as principais aldeias em torno da montanha Agia Paraskevi a norte, e Palaioselli, Pades e Armata a sul. A cidade de Konitsa fica a 15 km a sudoeste do Smolikas. A Estrada Nacional Grega 20 (Kozani - Siatista - Konitsa - Ioannina) passa a oeste da montanha.

Referências

  1. «Smólikas Óros, Greece» (em inglês). Peakbagger.com. Consultado em 31 de dezembro de 2020
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.