Mosteiro de Maulbronn

O Mosteiro de Maulbronn (em alemão: Kloster Maulbronn) é um dos mosteiros cistercienses medievais em melhor estado de conservação na Europa.[1] Situa-se perto de Maulbronn, Baden-Württemberg, Alemanha, e está separado da cidade por uma cintura de fortificações. Em 1993 foi declarado Património da Humanidade pela UNESCO.

Complexo do Mosteiro de Maulbronn 

Mosteiro de Maulbronn

Critérios C (ii) (iv)
Referência 546 en fr es
Países Alemanha
Coordenadas 49º 0' 2.988" N 8º 48' 47.016" E
Histórico de inscrição
Inscrição 1993

Nome usado na lista do Património Mundial

O mosteiro foi fundado em 1147 sob auspícios do primeiro Papa cisterciense, Eugénio III. A igreja principal, construída em estilo transitório do românico para o gótico, foi consagrada em 1178 por Arnold, bispo de Speyer. Depois da Reforma protestante, o duque de Württemberg apoderou-se do mosteiro em 1504 e aí construiu o seu pavilhão de caça. Em meados do século XVII, a anterior abadia converteu-se em seminário protestante, atualmente conhecido como os Seminários Evangélicos de Maulbronn e Blaubeuren, que o têm ocupado desde então. O clero protestante adaptou os edifícios monásticos para as suas próprias necessidades.

Plano do mosteiro.

Neste mosteiro representaram-se todas as correntes estilísticas, desde o românico até ao gótico tardio. O conjunto oferece una imagem pouco habitual de coesão. A vida e o trabalho da ordem desde o século XII até ao século XVI podem ilustrar-se com todos os pormenores. A agricultura dos monges foi considerada exemplar na região. Dentro da área do mosteiro praticou-se a piscicultura e se construiu um complexo sistema de rega. Dentro dos muros do mosteiro estavam representados quase todos os ofícios. Mesmo hoje se cultivam as vinhas plantadas por monges.

Apenas a traceria das janelas do claustro guardou as aparentemente ilimitadas formas de expressão da arte da cantaria. É impressionante o bom estado de conservação do mosteiro e a ideia de coesão que transmite esta construção ao visitante moderno, com uma quase inalterada imagem da vida medieval no seu interior. A igreja românica do mosteiro, uma basílica de três naves, é a construção mais antiga do lugar. Parte do mobiliário é um cadeiral para 92 monges, feito de madeira de carvalho e ricamente decorado. Até hoje o pátio do mosteiro está rodeado de imponentes edifícios de administração e residência, assim como de torres e uma muralha de quase um quilômetro de largo.

Os outros edifícios - enfermaria, refeitório, adega, auditório, frágua, albergue, moinho, capela, etc. - foram sendo construídos durante o século XIII. O resto dos edifícios laterais do claustro remonta ao século XIV, como a maioria das fortificações e a fonte. Esta fonte, ou lavatório, estava situada no claustro, não no meio do jardim, mas num dos laterais separado do mesmo. Acedia-se diretamente desde o corredor do claustro.

Referências

  1. «Mosteiro de Maulbronn». Biblioteca Nacional da Alemanha (em alemão). Consultado em 16 de novembro de 2019

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.