Museu Afro-Brasileiro

O Museu Afro-Brasileiro[1] de Salvador foi inaugurado em 7 de janeiro de 1982, pela então Diretora do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO), Drª Yeda Pessoa de Castro, através de um acordo entre os Ministérios das Relações Exteriores e da Educação e Cultura do Brasil, o governo da Bahia, a prefeitura da cidade do Salvador e a Universidade Federal da Bahia.

Museu Afro-Brasileiro
Museu Afro-Brasileiro
Museu Afro-Brasileiro, Salvador
Inauguração 7 de janeiro de 1982 (42 anos)
Proprietário atual UFBA
Website
Geografia
País  Brasil
Cidade Salvador
Localidade Praça 15 de Novembro
Coordenadas 12° 58' 21" S 38° 30' 36" O

Trata-se de uma instituição que se propõe defender, estudar e divulgar tudo o que se relacione com temas afro-brasileiros. Para esse fim, dispõe de uma coleção de peças de origem ou inspiração africana, ligadas quer ao trabalho e à tecnologia, quer à arte e às religiões. Neste campo, há também lugar a objetos de origem brasileira, relacionados com a religião afro-brasileira da Bahia, incluindo um conjunto de talhas em cedro de autoria de Carybé, 27 painéis representando os orixás do candomblé da Bahia.

O museu, que foi primeiro organizado por Pierre Verger, está instalado no antigo edifício da Faculdade de Medicina da Bahia, construído em 1905 e hoje propriedade da Universidade Federal da Bahia. Está localizado no Terreiro de Jesus, Centro Histórico de Salvador.

Ver também

Referências

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.