Museu Nacional da Gronelândia

O Museu Nacional da Gronelândia (em gronelandês: Nunatta katersugaasivia allagaateqarfialu) é um museu localizado em Nuuk, capital da Gronelândia, que exibe a arte e história do país. Ele foi um dos primeiros museus estabelecidos no país, inaugurado no meio da década de 1960.[1] O museu está estreitamente ligado com o Museu Nacional da Dinamarca, do qual expandiu as suas coleções. O museu tem muitos artefatos relacionados com arqueologia, história, arte, artesanato e também tem informações sobre ruínas, cemitérios, edifícios, etc.[2]

Museu Nacional da Gronelândia
Nunatta katersugaasivia allagaateqarfialu
Museu Nacional da Gronelândia
Tipo museu nacional, arquivo nacional
https://en.nka.gl/ Página oficial (Website)
Geografia
Coordenadas 64° 10' 37.9" N 51° 44' 46.3" O
Localidade Nuuk
Localização Sermersooq - Gronelândia

Acervo

O museu possui um amplo e bem apresentado acervo com sessões que contam a história do país, mas que consequentemente refletem a história mundial, como por exemplo, a exibição que mostra as mudanças sociais que ocorreram na década de 50, ou a rocha mais antiga do mundo (3,8 bilhões de anos) que foi encontrada na região de Nuuk[3].

O museu apresenta peças que remetem os tempos primários da humanidade, como por exemplo, réplicas de caiaques e barcos a remo que eram utilizados, principalmente, por mulheres[4].

O destaque do museu são as Múmias Qilakitsoq que datam do século 15. Elas foram encontradas por dois irmãos em 1972[4], porém, foram deixadas lá até 1977 quando o museu ouviu falar da história e as recuperou. As múmias são um trio de mulheres e uma criança de seis meses. Elas são expostas utilizando suas roupas de pele e botas tradicionais. Ainda não se sabe a razão de suas mortes.

Ver também

Referências

  1. «The Museum». Greenland National Museum. Consultado em 2 de novembro de 2012
  2. http://adopt.museum140.com/2012/07/17/46-national-museum-of-greenland/
  3. Planet, Lonely. «Greenland National Museum in Nuuk, Greenland». Lonely Planet (em inglês)
  4. «Talking with Greenland's National Museum director». www.greenpeace.org (em inglês). Consultado em 24 de setembro de 2017
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.