Neite

Neite (em grego clássico: Νηΐθ; romaniz.:Neith; em egípcio: nt) é a deusa da guerra e da caça, criadora de Deuses e homens, divindade funerária e deusa inventora.

Neite
n
t
R25B1
Neite
Nascimento
adorado em Saís

Neite, também chamada Tehenut, é uma antiga Deusa egípcia cujo culto provém do período pré-dinástico, na qual tinha forma de escaravelho, depois foi deusa da guerra, da caça e deusa inventora. Platão afirmou que em Saís, Atena fundia-se com Neite, pelos atributos da guerra e da tecelagem, e tinham um mesmo animal simbólico, a coruja.[1]

Em seu aspecto funerário, é a Deusa protetora dos mortos: quem inventou o tecido (se converte em patrona dos tecedores) que oferece tanto às vendas, quanto o sudário aos mortos.

Iconografia

Representada como uma mulher por vezes com coroa vermelha do Baixo Egito ou com o escudo e arcos. Também foi representada como coruja, escaravelho, abelha, vaca, peixe, com cabeça de leoa, e às vezes dando de mamar a um crocodilo (Sobeque).

Referências

  1. Nota de Forbes, Clarence Allen IN Materno, Júlio Fírmico. «The error of the pagan religions». books.google.com
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.