Nervo cutâneo medial do antebraço

O nervo cutâneo medial do antebraço, também chamado de nervo cutâneo antebraquial mediano e nervo cutâneo interno, surge do cordão medial do plexo braquial.

Nervo: Nervo cutâneo medial do antebraço
Diagrama da distribuição dos nervos cutâneos nas extremidades superiores em visão posterior. O nervo cutâneo medial do antebraço está visível em verde.
Latim Nervus cutaneus antibrachii medialis
Gray's pág.937
Inerva    Região cutânea do antebraço
Ramo do Cordão medial do plexo braquial, C8 e T1
Ramos para Ramo cutâneo palmar e ramo dorsal do nervo ulnar, ramos cutâneo medial do braço, e cutâneo dorsal do antebraço do nervo radial.
Dorlands
/ Elsevier
    
12565463

Deriva suas fibras do oitavo nervo cervical e do primeiro nervo torácico, e em seu começo é colocado medial à artéria axilar.

Perto da axila, o nervo desprende um filamento que penetra na fáscia e supre o tegumento que cobre o bíceps braquial, quase até o cotovelo.

O nervo então corre pelo lado ulnar do braço, mediano à artéria braquial, perfura a fáscia profunda com a veia basílica, em torno do meio do braço, e divide-se em um ramo volar e ulnar.

O nervo cutâneo medial do antebraço, assim como o nervo cutâneo lateral do antebraço, possuem sua origem na ramificação do nervo musculocutâneo, que por sua vez origina-se no fascículo lateral. O nervo cutâneo medial do antebraço dá origem ao nervo intermédio anterior do antebraço.[1]

Ramo volar

Nervo cutâneo medial do antebraço, junto com músculo do bíceps braquial.

O ramo volar (ramus volaris, em latim), ou ramo anterior, é o maior, e passa geralmente na frente, mas ocasionalmente atrás, da veia basílica mediana (vena mediana cubiti).

Ele então desce na frente do lado ulnar do antebraço, distribuindo filamentos da pele até o pulso e comunicando-se com o ramo cutâneo palmar do nervo ulnar.

Ramo ulnar

O ramo ulnar (ramus ulnaris) ou ramo posterior, passa obliquamente para baixo no lado medial da veia basílica, em frente ao epicôndilo medial do úmero, até a parte posterior do antebraço, desce no seu lado ulnar até o pulso, distribuindo filamentos para a pele.

Comunica-se com os ramos cutâneo medial do braço, e cutâneo dorsal do antebraço do nervo radial, e com o ramo dorsal do nervo ulnar.

Imagens adicionais

Ilustração anatômica do plexo braquial identificando as áreas das raízes, troncos, divisões e os cordões. Clique sobre os nomes para acessar os respectivos artigos. Outra imagem de referência aqui.

Veja também

Referências

  1. Nascimento, Sergio Ricardo Rios; Ruiz, Cristiane Regina; Pereira, Eduardo; Andrades, Lilian; de Souza, Cristiano Cirqueira (1 de maio de 2016). «Rare anatomical variation of the musculocutaneous nerve – case report». Revista Brasileira de Ortopedia (English Edition). 51 (3): 366–369. PMID 27274492. doi:10.1016/j.rboe.2015.08.019

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.