Nikola Šainović

Nikola Šainović (cirílico: Никола Шаиновић), nascido em 7 de dezembro de 1948 em Bor, Sérvia, Iugoslávia) é um antigo primeiro ministro da Sérvia de origem montenegrina. Ele é membro do Partido Socialista da Sérvia.

Nikola Šainović
Nikola Šainović
Nascimento 7 de dezembro de 1948
Bor (República Socialista Federativa da Iugoslávia)
Cidadania Sérvia
Alma mater
  • Faculty of Chemistry and Chemical Technology
  • Univerzitet u Beogradu. Tehnički fakultet u Boru
Ocupação político

O presidente da República Federal da Iugoslávia e do Partido Socialista da Sérvia, Slobodan Milošević, encarregou Šainović para representá-lo em 1998 nos assuntos do Kosovo, onde as tensões étnicas internas se transformaram em conflitos inter-estatais de grande escala. Nikola presidiu à "Comissão de Cooperação com a Missão de Verificação da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa" no Kosovo a partir de Outubro de 1998. Ele assinou o "Acordo de Clark-Naumman", que determinou a remoção parcial das forças iugoslavas e sérvias de Kosovo e a limitação da introdução de forças e equipamentos adicionais, bem como a implantação de verificadores desarmados da OSCE. Ele também foi membro da delegação iugoslava e sérvia sob o presidente sérvio Milan Milutinović nas negociações de paz fracassadas em Rambouillet com os líderes albaneses do Kosovo a partir de 7 de fevereiro a meados de Março de 1999.

Foi indiciado pelo TPII em maio de 1999 por ser responsável, juntamente com Slobodan Milošević, Milan Milutinović, Dragoljub Ojdanić e Vlajko Stojiljković em uma empresa criminosa conjunta que propagou o terror e a violência sobre a população de etnia albanesa em Kosovo, no período de 1 de janeiro de 1999 a 20 de junho de 1999. Após a Assembleia Federal Iugoslava aprovar a lei que permite a extradição de seus cidadãos ao Tribunal de Haia, seus advogados tiveram contato com as autoridades para discutir as possibilidades de sua rendição. Nikola Šainović se rendeu e foi transferido para o TPII em 2 de maio de 2003. Seu julgamento começou em 10 de julho de 2006. Em 26 de fevereiro de 2009, o TPII condenou Šainović a 22 anos de prisão, por crimes contra a humanidade e crimes de guerra, incluindo deportações e transferências forçadas, assassinatos e outras perseguições durante a Guerra do Kosovo. [1]

Referências

  1. «Kosovo trial clears Serbia leader». BBC News. 26 de fevereiro de 2009. Consultado em 26 de fevereiro de 2009

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.