O Cavaleiro da Esperança

O Cavaleiro da Esperança é a biografia poética do líder revolucionário Luís Carlos Prestes, escrita por Jorge Amado e publicada em 1942.[1]

Vida de de Luis Carlos Prestes, o cavaleiro da esperança
Autor(es) Jorge Amado
Idioma Português
País  Brasil
Assunto Luís Carlos Prestes
Gênero Biografia
Editora Martins
Lançamento 1942
Páginas 366
Cronologia
ABC de Castro Alves
Terras do Sem-Fim

Sinopse

Luís Carlos Prestes encabeça e dirige uma rebelião militar, em que acredita poder fazer uma revolução armada no Brasil de então. Munido de homens e armas inicia um levantamento que é saudado nos povoados por onde passa, lançando uma onda de liberdade que faz tremer o poder instituído.

Na marcha que dirige palmilha milhares de quilómetros em condições muito difíceis, especialmente ao atravessar as zonas pantanosas, no entanto consegue manter uma enorme disciplina e correção nos homens que comanda. A marcha termina sem atingir o objectivo principal, a tomada do poder e a transformação da sociedade e todos acabam por ter que ficar no exílio. No entanto, a marcha que o tornou "O Cavaleiro da Esperança" abalou o poder e foi o despertar para a luta por um Brasil diferente.

Referências

  1. «O Cavaleiro da Esperança». Companhia das Letras. Consultado em 12 de julho de 2019
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.