O Homem de Constantinopla (livro)

O Homem de Constantinopla é o título do primeiro romance de uma série de dois sobre Calouste Gulbenkian[1], do jornalista e escritor português José Rodrigues dos Santos, lançado em 2013 pela Gradiva.

O Homem de Constantinopla
Autor(es) José Rodrigues dos Santos
Idioma português
País Portugal Portugal
Gênero Romance
Série Calouste Gulbenkian
Editora Gradiva
Lançamento 2013
Páginas 504
ISBN 9789896165499
Cronologia
A Mão do Diabo
Um Milionário em Lisboa

Enredo

O Império Otomano desmorona-se e a minoria arménia é perseguida. Apanhada na voragem dos acontecimentos, a família Sarkisian refugia-se em Constantinopla. Apesar da tragédia que o rodeia, o pequeno Kaloust deixa-se encantar pela grande capital imperial e é ao atravessar o Bósforo que pela primeira vez formula a pergunta que havia de o perseguir a vida inteira:
"O que é a beleza?"
Cruzou-se com a mesma interrogação no rosto níveo da tímida Nunuphar, nos traços coloridos e vigorosos das telas de Rembrandt e na arquitectura complexa do traiçoeiro mundo dos negócios, arrastando-o para uma busca que fez dele o maior coleccionador de arte do seu tempo. Mas Kaloust foi mais longe do que isso. Tornou-se o homem mais rico do planeta.

Inspirado em factos reais, O Homem de Constantinopla reproduz a extraordinária vida do misterioso arménio que mudou o mundo.

Referências

  1. «José Rodrigues dos Santos faz biografia romanceada de Gulbenkian». Jornal Público. Consultado em 12 de Outubro de 2017

Ligações externas


This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.