O Massacre de Quio

O Massacre de Quio, pintado por Eugène Delacroix, retrata um episódio tenebroso da guerra travada entre a Turquia e a Grécia, quando os turcos, com extrema crueldade, abusaram de mulheres idosas, mães e crianças, e os sobreviventes foram obrigados a deixar a ilha de Quio. O episódio aconteceu durante a Guerra da Independência da Grécia na cidade de Quio que buscava se libertar dos turcos, no ano de 1822 e estima-se que cerca de 50 mil pessoas morreram por conta das batalhas.

O Massacre de Quio
O Massacre de Quio
Autor Eugène Delacroix
Data 1824
Técnica óleo sobre tela
Dimensões 260 × 325 
Localização Louvre-Lens, Lens

Embora a pintura de Delacroix retratasse um fato ocorrido, o objetivo maior de sua obra é simbólico: mostrar a injustiça e a violência advindas da guerra.

Na composição, a mobilidade dos vencidos contrasta com a movimentação dos vencedores. As vítimas da barbaridade estão arrasadas, com expressões desanimadas e alguns mortos. Mesmo assim, os carrascos fazem questão de mostrar sua força, como é o caso da mulher que é arrastada pelo turco em seu cavalo. O turco que está montado no cavalo tem uma expressão de desprezo pelos gregos. [1]

Referências

  1. «Romantismo: The Massacre at Chios, de Eugene Delacroix». 30 de junho de 2014. Consultado em 27 de junho de 2016
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.