O Pátio Maldito

O Pátio Maldito (no original, Prokleta avlija) é um romance de 1954 do escritor jugoslavo Ivo Andrić, o único Prémio Nobel da antiga Jugoslávia. Foi publicado em Lisboa pela Editora Cavalo de Ferro em 2003, com tradução do original por Lúcia e Dejan Tiago Stankovic.

Enredo

Frei Petar, um franciscano bósnio, é preso por engano e encarcerado na fortaleza de Yedikule, a prisão otomana de pior reputação de Istambul, "O Pátio Maldito". Nesta prisão cruzam-se assassinos, violadores, assaltantes, conspiradores, mas também inocentes e falsamente acusados de todas as classes e religiões, e de todas as partes do vasto império turco, cada qual com a sua própria história, e a todos o frade escuta.

Análise

Este livro é considerado uma obra-prima da literatura sérvia, e é uma metáfora sobre a harmonia entre os homens em condições adversas. Andrić descreve os processos pelos quais a História se entranha na vida dos indivíduos e neles se reflecte, num eterno jogo entre o particular e o universal, ao mesmo tempo que põe a nu a raiz dos conflitos que têm assolado os Bálcãs ao longo dos séculos.

Citação

Se quiseres saber o que vale um Estado e o seu governo, e qual é o seu futuro, é só ver quantos homens honestos e inocentes há nas prisões desse país e quantos criminosos e delinquentes em liberdade[1].

Referências

  1. Óscar Mascarenhas. O pátio maldito. Jornal do Fundão. Acessado em 14/03/2007

Ligações externas

  • «Prokleta avlija/The Damned Yard». www.ivoandric.org.rs (em inglês). Fundação Ivo Andrić. Consultado em 13 de julho de 2011. Arquivado do original em 17 de maio de 2011
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.