Oberhausen

Oberhausen é uma cidade da Alemanha localizada na região administrativa de Düsseldorf, estado da Renânia do Norte-Vestfália.[1][2]

 Nota: Para outros significados de Oberhausen, veja Oberhausen (desambiguação).
Oberhausen

Parque no centro comercial do Centro.
Brasão Mapa
Brasão de Oberhausen
Oberhausen está localizado em: Alemanha
Oberhausen
Mapa da Alemanha, posição de Oberhausen acentuada
Administração
País Alemanha
EstadoRenânia do Norte-Vestfália
Região administrativaDüsseldorf
Distritocidade independente
PrefeitoKlaus Wehling
Partido no poderSPD
Estatística
Coordenadas geográficas51° 33' N 6° 33' E
Área77,04 km²
Altitude25 - 78 m
População217.108 (31/12/2007)
Densidade populacional2.818 hab./km²
Outras Informações
Placa de veículoOB
Código telefônico0208
Websitesítio oficial
Localização de Oberhausen
no estado de Renânia do Norte-Vestfália

Oberhausen é uma cidade independente (Kreisfreie Städte) ou distrito urbano (Stadtkreis), ou seja, possui estatuto de distrito (kreis). As cidades vizinhas são Essen, Mülheim an der Ruhr, Bottrop, Dinslaken e Duisburg.

História

Vista pela antiga mina Concordia em 1959

A cidade de Oberhausen é um resultado do crescimento económico do século XVIII. A cidade foi fundada após a inauguração da linha ferroviária entre Minden e Colónia em 1862. Antigamente só existiam aldeias na área da presente cidade, mas quando foi descoberto carvão por volta de 1860 a zona tornou-se uma área de desenvolvimento industrial. Assim cresceu a cidade com a economia e fabrico de aço. Em 1862 foram algumas aldeias unidas para formar a nova cidade de Oberhausen. A cidade recebeu o direito a intitular-se como cidade em 1874. Em 1929 foram integradas as cidades de Osterfeld e Sterkrade. Em 1901 moravam 40 000 pessoas na cidade e até 1914 a população cresceu para mais de 100 000 habitantes. Em 1963 a população chegou ao seu valor mais alto com 263 000 residentes. Hoje moram cerca de 218 000 pessoas na cidade, das quais 12,4% são de origem estrangeira.

Depois a queda da produção de aço tenta a cidade de se recriar. Em 1996 abriu o CentrO, o maior centro comercial da Europa, e a cidade participou na Internationale Bauausstellung Emscherpark (IBA) um programa da Regionalverband Ruhr para reactivar antigos prédios e fábricas com fins modernos.

Política

A cidade Oberhausen recebeu uma constituição com Prefeito e Conselho em 1862. Após Oberhausen ser nomeada "cidade" em 1874, também um Prefeito principal e uma Câmara Municipal foram estabelecidos. Também as aldeias de Osterfeld e Sterkrade tinham um prefeito mas perderam o título com a reorganização comunal.

Na época do nazismo e depois da Segunda Guerra Mundialos líderes dos partidos ou da Aliança tinham o poder de manter um Prefeito na cidade.

Tráfego

Estação Central de Oberhausen

Oberhausen tem uma conexão boa com a rede nacional de "Autobahn":

  • A2 (E34) (Oberhausen - Dortmund - Bielefeld - Hanover - Magdeburg - Berlim)
  • A3 (E35) (Arnhem - Oberhausen - Colónia - Frankfurt - Würzburg - Nuremberg - Passau - Linz)
  • A40 (Ruhrschnellweg, Venlo - Duisburg - Essen - Dortmund)
  • A42 (Emscherschnellweg, Kamp-Lintford - Oberhausen - Gelsenkirchen - Dortmund)
  • A516 (Kreuz Oberhausen - Oberhausen-Zentrum)

Oberhausen tem uma ligação directa aos aeroportos de Düsseldorf que fica só 35 km s sul da cidade, e também aos aeroportos de Colónia/Bona, Münster/Osnabrück, Dortmund e Weeze. Em Essen e Dinslaken há dois aeródromos menos importantes.

Já em 1847 a cidade recebeu uma ligação à linha ferroviária alemã. Hoje a estação é uma paragem na rede do ICE International Amesterdão Centraal – Utrecht Centraal – Köln Hauptbahnhof – Frankfurt (Main) Hbf / Basel SBB. Aliás, param em Oberhausen comboios do sistema nacional IC, trens nocturnos e linhas regionais.

Cultura

Teatro Municipal Oberhausen

Com mais de três milhões de visitantes, a maior atração da cidade é o Gasometer Oberhausen, um dos mais frequentados museus do país. O Gasometer foi construído para usos industriais e convertido em área de exposições. Está situado na área central, próximo da König-Pilsener-Arena - uma sala polivalente para acolher espetáculos, congressos e acontecimentos desportivos de grande envergadura.

Na década de 1990 o Teatro Municipal de Oberhausen ganhou vários prêmios. Hoje o programa é da responsabilidade e direção de Peter Carp. Há muitos outros teatros na cidade, dentre os quais um teatro especial para a apresentação de musicais.

Desde 1954, a cada ano, realiza-se na cidade o Festival Internacional de Curtas-Metragens (Internationale Kurzfiltage Oberhausen).

Desporto

Em Oberhausen há mais de 250 clubes para os habitantes praticarem desporto. O mais famoso clube da cidade é o Rot-Weiss Oberhausen que foi fundado em 1904. Entre 1969 e 1973 o clube jogou na 1. Bundesliga. Hoje, após de 3 anos de ausência, RWO voltou a jogar na 2. Bundesliga. Famosa é também a equipe feminina de basquetebol de New Basket Oberhausen, que conquistou em 2004 o segundo lugar no campeonato nacional. Também os tenistas do OTHC e os jogadores do clube de hóquei no gelo jogaram na primeira divisão. Os três clubes com os mais sócios são o Turnerbund Osterfeld, o TV Jahn Königshardt e o Turnclub Sterkrade 1869.

Atrações turísticas

Além dos museus da cidade, uma das grandes atrações tem sido Paul, o polvo, residente no aquário de Oberhausen, que alegadamente acerta quase sempre nos resultados de importantes jogos de futebol, tendo acertado todas as suas previsões para a Copa do Mundo 2010.

Referências

  1. «Bevölkerungszahlen auf Basis des Zensus vom 9. Mai 2011» (em alemão). Landesbetrieb Information und Technik Nordrhein-Westfalen (IT.NRW). Consultado em 18 de julho de 2013. Arquivado do original em 28 de setembro de 2011
  2. «Statistisches Bundesamt – Gemeinden in Deutschland nach Bevölkerung am 31.12.2011 auf Grundlage des Zensus 2011 und früherer Zählungen» (em alemão). Einwohnerzahlen auf Grundlage des Zensus 2011
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.