Ortóptica

A ortóptica é a ciência que estuda a visão binocular (uso simultâneo dos olhos), quando são testados os aspectos sensoriais e motores dos olhos.[1] É também um ramo da oftalmologia que faz tratamento das alterações da motilidade ocular e a reabilitação da visão binocular devido alinhamento errado dos olhos.[2]

Musculatura Ocular

O Ortoptista* identifica, quantifica e qualifica as anomalias da visão e os distúrbios da motilidade ocular. Define e aplica, com base no diagnóstico, programas terapêuticos com vista à reeducação e reabilitação motora e funcional da visão binocular e da deficiência visual. Desenvolve ações com o fim de potenciar as capacidades da pessoa com deficiência visual, de forma a facilitar a sua reabilitação e inserção social com inerentes repercussões na sua qualidade de vida.

A atividade profissional do Ortoptista caracteriza-se pela forte acção terapêutica exercida no contacto direto com o doente, o que exige deste profissional capacidade para interpretar e integrar informação de diversas fontes, através do cruzamento de conhecimentos teóricos de anatomia, fisiologia e patologia e do comportamento psicossocial com modelos de intervenção terapêuticos.

O Ortoptista exerce a sua atividade ao nível do diagnóstico, da terapêutica e da reabilitação e participa na investigação, na gestão e no ensino, bem como realiza programas de rastreio e prevenção no âmbito da promoção e educação para a saúde.

* Conteúdo funcional regulado pela legislação: DL n.º 564/99 de 21/12; DL n.º 261/93 de 24/07 e DL n.º 320/99 de 11/08; Despacho n.º 3207/2012 de 03/12. Dec Lei 110 e 111 de 2017. Reconhecido pelo Ministério da Saúde Português e Ministério da Educação Português e demais entidades Navionais e Internacuonais competentes.

A Ortóptica Diagnostica e trata a binocularidade em contextos diversos como

patologias oculares através da realização de diversos exames complementares de diagnóstico.

A ciência Ortóptica também pode auxiliar profissionais de áreas, além da oftalmologia, como pediatria, pedagogia, neurologia, psicologia e em projetos científicos para desenvolvimento de programas de prevenção de doenças oculares.

Ver também

  1. Martinato, Julia (26 de junho de 2020). «Ortóptica: o que é e para que serve?». Martinato. Consultado em 17 de janeiro de 2024
  2. «ORTÓPTICA». Neovisão. Consultado em 17 de janeiro de 2024
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.