Palácio Belweder

O Palácio Belweder (em polonês: Pałac Belwederski, e do italiano: belvedere, literalmente: linda vista) é um palácio em Varsóvia, perto do Parque Łazienki, na Polônia. Foi usado como uma residência oficial pelos presidentes poloneses.

Palácio Belweder
Pałac Belwederski
Palácio Belweder
O palácio visto da ulica Belwederska.
Arquiteto Jakub Kubicki
Fim da construção 1822
Geografia
País  Polónia
Cidade Varsóvia
Coordenadas 52° 12' 47" N 21° 01' 40" E

História

O edifício atual é o mais recente de vários que estavam no local desde 1660.[1] O palácio uma vez pertenceu ao último rei da Polônia, Estanislau II Augusto da Polônia, que o usou como uma fábrica manufatureira de porcelana.[2] A partir de 1818 foi a residência do Grão-Duque russo Constantino Pavlovich da Rússia, que fugiu do local no início do Levante de Novembro.[2]

Após o restabelecimento da independência da Polônia após a Primeira Guerra Mundial, foi (com um hiato, entre 1922 e 1926) a residência do Marechal Józef Piłsudski, Chefe de Estado entre 1918 e 1922 e mais tarde, entre 1926 e 1935, do Ministro De Assuntos Militares da Polônia, que morreu lá em 1935. (Durante o golpe de estado de maio de 1926, o presidente Stanisław Wojciechowski abandonou o palácio antes das forças de Piłsudski que estavam avançando.)

Durante a Segunda Guerra Mundial, o edifício foi amplamente remodelado para Hans Frank, governador do "Governo Geral" da Polónia. Ela permanece uma das poucas estruturas originais em Varsóvia que sobreviveram à Segunda Guerra Mundial.

Entre 1945 e 1952 foi a residência de Bolesław Bierut, e mais tarde do presidente do Conselho de Estado. De 1989 a julho de 1994, o palácio foi a residência oficial dos presidentes polacos (Wojciech Jaruzelski e Lech Wałęsa), mas se mostrou demasiado pequena para esse fim. Mais tarde, o presidente Bronisław Komorowski usou-o como sua residência privada.

O Palácio Belweder é normalmente usado pelo Presidente e pelo governo para fins cerimoniais, enquanto o Presidente reside no "Palácio Presidencial" no centro da cidade. O Palácio Belweder também serve como uma residência oficial para os chefes de estado em visitas oficiais à Polônia e outros convidados importantes. Houve planos para transformar o Palácio em um museu dedicado a Józef Piłsudski. Atualmente abriga uma pequena exposição dedicada ao Marechal.[2]

Referências

  1. «Tour em Varsóvia e detalhes do Palácio» (em polonês). Consultado em 23 de março de 2009. Arquivado do original em 25 de abril de 2012
  2. «Belvedere» (em inglês). 23 de março de 2009

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.