Palazzo Patrizi

Palazzo Aldobrandini Patrizi Montoro, conhecido apenas como Palazzo Patrizi, é um palácio localizado na Piazza di San Luigi dei Francesi, no rione Sant'Eustachio de Roma[1], geminado ao Palazzo dei Beni Spagnoli.

 Nota: Não confundir com o Palazzo Patrizi Clementi, no rione Sant'Angelo.
Gravura de Giuseppe Vasi (1759) da Piazza di San Luigi dei Francesi. Do lado esquerdo está a igreja San Luigi dei Francesi e, em frente a ela, os dois palácios vizinhos: o Palazzo Patrizi (o mais alto, bem à direita) e o Palazzo dei Beni Spagnoli. Do mesmo lado da rua que a igreja, está visível parte do Palazzo San Luigi (o edifício estreito e mais alto).

História

A estrutura original do Palazzo Patrizi remonta a uma modesta residência que Gaspero dei Garzoni, de Jesi, adquiriu em 1512 de Alfonsina Orsini e que foi modificada por uma série de reformas realizadas em intervalos acompanhando as sucessivas compras e vendas do edifício realizadas pelos seus herdeiros. Em 1605, o palácio foi adquirido por Olimpia Aldobrandini, sobrinha do papa Clemente VIII, que também comprou o edifício vizinho, que era propriedade da Arquiconfraternidade da Caridade (em italiano: Arciconfraternita della Carità) e do Hospital da Consolação (Ospedale della Consolazione). A nova proprietária determinou que os dois fosse unidos em um único palácio e encomendou uma nova fachada, completada em 1611. Os nomes de Giacomo della Porta, Carlo Maderno e Giovanni Fontana foram citados, mas é difícil atualmente estabelecer com certeza a atribuição da obra. Em 1642, o palácio foi vendido aos Patrizi, uma antiga família de Siena estabelecida em Roma desde 1537 e proprietária de um outro palácio no rione Regola e de uma villa do lado de fora da Porta Pia[2]. A família se extinguiu em 1726 com Maria Virginia, esposa de Giovanni Chigi Montoro, que passou o sobrenome para sua filha Porzia, casada com o marquês Tommaso Naro, de quem descendem os marqueses Patrizi Naro Montoro, atuais proprietários do edifício. Depois de 1690, o palácio foi objeto de várias alterações e reestruturações, especialmente uma reforma no começo do século XVIII realizada por Sebastiano Cipriani; obras posteriores foram realizadas em 1747 e em 1823, esta por Luigi Moneti[3][2].

Descrição

A fachada se apresenta em três pisos, um mezzanino e mais um ático do século XIX. O portal, descentralizado, apresenta duas mísulas com estrelas e uma faixa com merlões, elementos heráldicos do brasão dos Aldobrandini que se repetem também sobre as janelas e no beiral, e é flanqueado por janelas arquitravadas e gradeadas, duas à direita e uma à esquerda. No primeiro piso, quatro janelas com tímpanos triangulares e curvos alternados e encimadas por festões de frutas e fitas; no segundo, quatro janelas arquitravadas encimadas por três pequenas janelas ovais, uma das quais murada atualmente; no terceiro, quatro janelas emolduradas, a última das quais uma porta-janela que se abre para uma varanda na esquina com a Via Giustiniani, cuja fachada é similar. No silhares rusticados que decoram esta esquina, do chão até a varanda, está afixada um pequeno santuário da Madona constituído por uma pintura em óleo sobre tela representando uma imagem de Nossa Senhora das Dores (em italiano: Addolorata) com as mãos cruzadas e olhando para o céu. Ao longo da cornija quadrangular estão dispostos frisos com motivos florais, festões e uma guirlanda de rosas. Acima de tudo está um baldaquino de estanho decorado com uma franja rendada. O santuário é completado por uma lanterna num suporte. Do portal do palácio se chega a um pátio interno atravessando um vestíbulo com uma abóbada cujos arcos se apoiam em lesenas duplas e simples alternadas. À esquerda do vestíbulo está uma sala com arcos rebaixados e decorado com diversas pinturas, incluindo "As Musas", de Francesco Solimena. No teto da capela estão afrescos do século XVIII representando a "Virgem com o Menino" e três beatos da família Patrizi, Savério, Antonio e Francesco[3].

Ver também

Referências

  1. «Palazzo Aldobrandini Patrizi Montoro» (em italiano). InfoRoma
  2. «S. Luigi della Nazione Francese» (em inglês). Rome Art Lover
  3. «Piazza di San Luigi dei Francesi» (em italiano). Roma Segreta

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.