Palazzo Rocci Pallavicini

Palazzo Rocci Pallavicini é um palácio localizado na altura do número 25 da Via di Monserrato, no rione Regola de Roma[1].

Nesta vista da Via di Monserrato, o Palazzo Rocci Pallavicini é palácio marrom à esquerda, antes do palácio pintado de amarelo.

História e descrição

Este palácio foi construído no começo do século XVII para a família Rocci, originária de Cremona e presente em Roma desde o século anterior, para Bernardino Rocci, mordomo do papa Clemente X e depois cardeal, que contratou Carlo Maderno para construir um palácio para sua família. Em 1759, Maria Pulchieri Rocci (ou Rocchi) deixou o palácio como herança para seu marido, Clemente Spada, que o vendeu para os Carmelitas Descalços, de mudança do Palazzo Barberini ai Giubbonari[2][1]. Eles estabeleceram ali sua cúria geral e financiaram a construção de uma nova capela, Santa Teresa a Monserrato, substituindo a antiga Santi Teresa e Giovanni della Croce dei Carmelitani com os móveis e quadros provenientes da capela original, que ficava no átrio do palácio antigo (e removida por ocasião da mudança). No século XIX, os carmelitas se transferiram para a igreja de Santa Maria della Vittoria e o palácio foi comprado pelos Pallavicini (1880), que realizaram várias obras de reestruturação que resultaram na demolição da igreja. A fachada do palácio se apresenta em três pisos e se abre num bel portal encimado por uma varanda sustentada por mísulas[2].

Ver também

Referências

  1. «Palazzo Rocci Pallavicini» (em italiano). InfoRoma
  2. «Via di Monserrato» (em italiano). Roma Segreta
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.