Parque Nacional do Lago Malawi

O Parque Nacional do Lago Malawi encontra-se nos distritos de Mangochi, no sul do Malawi, e de Salima, na região central, a 14°02'S, 34°53'E e, com uma área de 9,400 ha, inclui a península Nankumba, a extremidade sul do lago, uma dúzia de ilhas, as montanhas Mwenya e Nkhudzi e uma zona aquática até 100 m da costa. O parque foi proclamado em 24 de Novembro de 1980, embora a maior parte da sua área já fosse considerava reserva florestal e algumas das ilhas protegidas desde 1934. Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1984.[1]

Parque Nacional do Lago Malawi 

Lago Niassa visto da ilha Likoma

Critérios N (ii) (iii) (iv)
Referência 289 en fr es
Países Malawi
Coordenadas 🌍
Histórico de inscrição
Inscrição 1984

Nome usado na lista do Património Mundial

O lago Malawi, Niassa (em português), ou Nyasa (em kiSwahili) é um dos Grandes Lagos Africanos e está localizado no Vale do Rift, entre o Malawi, a Tanzânia e Moçambique. Com uma orientação norte-sul, o lago tem 560 km de comprimento, 80 km de largura máxima e 700 m de profundidade.

É um lago único no mundo por formar uma província biogeográfica específica, com cerca de 400 espécies de ciclídeos descritas endémicas (cerca de 30% de todos os ciclídeos conhecidos no mundo) e provavelmente muitas ainda por descrever. Estima-se que tenha uma idade entre um e dois milhões de anos. Uma vez que se encontra numa região tropical e é muito profundo, o lago está permanentemente estratificado, com um epilímnio mais quente sobre um hipolímnio mais frio. O nível da água varia com as estações do ano e tem ainda um ciclo de longa duração, com os níveis mais altos em anos recentes, desde que existem registos.

Referências

  1. «UNESCO». Consultado em 15 de junho de 2014
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.