CowParade

CowParade é uma exposição de arte pública internacional apresentada nas principais cidades do mundo. As esculturas das vacas são em fibra de vidro, decoradas por artistas locais e distribuídas pelas cidades, em lugares públicos como estações de metrô, avenidas ou carros importantes, parques, casas comerciais e hotéis. Depois da exposição, as vacas são leiloadas e uma parte do dinheiro arrecadado vai para os patrocinadores e a outra parte vai para o artista vencedor.

Existem vários modelos de esculturas, mas os 3 modelos mais comuns da vaca foram criadas por Pascal Knapp, um escultor suíço que foi encomendado para criar as vacas especificamente da série de eventos CowParade.

   Fonte: Jubliskleio

CowParade cidade


CowParade em Lima em 2010. Obra: Cruzuyo. Artista: Carla Fiorella Flores Guardia

Américas

Europa

África/Àsia/Australia

Critica

A CowParade também recebeu críticas por seus padrões de seleção.[1]

Uma organização Sueca chamada The Militant Graffiti Artists of Stockholm, sequestrou e decapitou uma das vacas em Estocolmo como protesto contra vacas publicitárias carregando anúncios.[2] No Rio de Janeiro em 2007 houve uma resposta artística sobre a ignorância desse evento com uma alegoria dos três Macacos Sábios.[3]

Após surgir pela primeira vez em Nova Iorque nos anos 2000, a ideia foi adaptada para o Buddy Bär em Berlim. Ali, a ideia evoluiu para um projeto que promove a tolerância, a compreensão entre os povos e a paz em todo o mundo: as exposições dos United Buddy Bears, chamadas também de "a arte da tolerância".

Na CowParede de Lisboa, a vaca Copyright foi roubada, e reapareceu na faculdade de Medicina veterinária com uma pata danificada, tendo sido posteriormente submetida para reparações.

Ver também

Referências

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.