Pelourinho de Lanheses

O Pelourinho de Lanheses, também referido como Pelourinho de Feira, localiza-se no jardim do Paço de Lanheses, na freguesia de Lanheses, no município e no distrito de Viana do Castelo, em Portugal.[1]

Pelourinho de Feira
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
Localização
Localização
Coordenadas

História

O concelho de Vila Nova de Lanheses foi estabelecido em 1794, tendo, como demonstração da sua autonomia, sido mandado erigir o pelourinho, uma vez que era ali que o concelho exercia a sua justiça.

Foi originalmente colocado no Largo da Feira, próximo do local onde hoje se localiza o fontanário. Em 1933, a Casa do Paço, na posse dos representantes dos antigos Senhores de Lanheses e dos títulos de conde de Almada e de conde de Avranches, cedeu à Junta de freguesia o direito de propriedade sobre o terreno e oliveiras do Largo da Feira, que lhes pertencia.

Simultaneamente, o pelourinho — que já tinha perdido a sua função simbólica uma vez que Lanheses deixara de ser sede de concelho e de se revestir de poder judicial — foi retirado do local para o jardim da entrada do referido Paço de Lanheses, onde atualmente se localiza.

Encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1933.[2][1]

Características

Constitui um monumento em pedra de granito, assente numa plataforma de três degraus, também em granito, onde se exibiam as cenas penais. Ao centro da plataforma, encontra-se a base do mesmo, de onde emergia a coluna com os seus três elementos constituintes (base, fuste e capitel), rematada por uma pirâmide encimada por uma esfera, peça decorativa onde eram expostos os réus.

Referências

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.