Laurus azorica

Laurus azorica (Seub.) Franco é uma espécie do plantas com flor pertencente à família Lauraceae endémica do arquipélago dos Açores, onde ocorre em todas as ilhas. Até recentemente, todas as populações de loureiros macaronésicas eram incluídas nesta espécie. Actualmente é reconhecida como endémica dos Açores, pertencendo as populações da Madeira e Canárias a uma outra espécie, Laurus novocanariensis, também endémica da Macaronésia.[1]

Laurus azorica
Loureiro-dos-açores
Flores de Laurus azorica.
Flores de Laurus azorica.
Estado de conservação
Espécie quase ameaçada
Quase ameaçada (IUCN 2.3)
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Clado: Angiosperm
Clado: Magnoliidae
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Laurales
Família: Lauraceae
Género: Laurus
Espécie: L. azorica
Nome binomial
Laurus azorica
(Seub.) Franco
Sinónimos

Nomes comuns

Dá pelos seguintes nomes comuns: louro-da-terra[2] e louro-bravo[3].

Descrição

Laurus azorica é uma espécie de árvores dioicas (mesofanerófito), muito ramificadas, que alcançam os 10-18 m de altura em condições favoráveis, mas que na maior parte dos casos assume carácter arbustivo. O tronco e ramos com ritidoma de verdoso a cinzento claro, com a copa com folhagem densa.

As folhas são pecioladas com filotaxia alterna, lanceoladas, coreáceas, de coloração verde intenso e brilhante, mais claras na face superior que no verso, onde por vezes assumem um tom ligeiramente acinzentado.

O fruto é uma baga ovóide a globosa, com uma única semente, verde-escuro a negra ao maturar.

Distribuição

L. azorica é uma espécie característica dos bosques de laurissilva dos Açores onde, na presente circunscrição taxonómica é considerada um endemismo. Está considerada em perigo de extinção devido a uma acentuada perda de habitat.

Taxonomia

A espécie foi descrita como Persea azorica Seub.. o basónimo da espécie.[4] Existe alguma incerteza sobre a sinonímia da espécie e a sua circunscrição face à redefinição de Laurus nobilis e de Laurus novocanariensis.

Referências

  1. Árboles: guía de campo; Johnson, Owen y More, David; traductor: Pijoan Rotger, Manuel, ed. Omega, 2006. (ISBN 978-84-282-1400-1).
  2. Infopédia. «louro-da-terra | Definição ou significado de louro-da-terra no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa». Infopédia - Dicionários Porto Editora. Consultado em 24 de junho de 2021
  3. Infopédia. «louro-bravo | Definição ou significado de louro-bravo no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa». Infopédia - Dicionários Porto Editora. Consultado em 24 de junho de 2021
  4. «Laurus azorica». Tropicos.org. Missouri Botanical Garden. Consultado em 10 de agosto de 2010

Ligações externas


This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.