Pisco (cidade)

Pisco é a capital do distrito de Pisco e da Província de Pisco, na região de Ica, no Peru. A cidade está situada 9 metros acima do nível do Mar. Pisco prosperou originalmente devido a seus vinhedos: o nome da cidade batizou a típica bebida peruana pisco.

Pisco
{{{nome_es}}}
Plaza de Armas de Pisco em 2001. A catedral destruída no terremoto de 2007 está ao fundo.
Brasão de {{{nome_es}}} Bandeira de {{{nome_es}}}
Localização
Pisco está localizado em: Peru
Pisco
Localização de Pisco no Peru
13° 42' 36" S 76° 12' 12" O
Alcaide Juan Enrique Mendoza Uribe
Dados
Fundação 1640
Área 3 978,19 km²
População 109 961 hab. (INEI [[]])
Densidade 29,4 hab./km²
Altitude 9 metros
Gentílico pisquenho
Website [www.munipisco.gob.pe]
Cidade do Peru
Península Paracas, próximo a Pisco

História

"Pisco" é um nome quíchua que significa "pássaro". A região que abriga a atual cidade fazia parte dos territórios Paracas e Nazca na época pré-colonial. Por volta de 1000 a.C., ocorreu o primeiro assentamento sedentário na região. A região vivia da extração de guano das ilhas, que era utilizado na produção de fertilizantes no Peru pré-colonial. Com o estabelecimento do Vice-Reino do Peru, o porto de Pisco passou a servir como porta de saída do mercúrio de Huancavelica e do pisco produzido nos vales da região.

Durante o governo do vice-rei do Peru Pedro Álvarez de Toledo y Leiva (1585-1654), marquês de Mancera, Pisco foi fundada como villa, com o nome de Villa de San Clemente de Mancera, embora sempre tivesse sido popularmente conhecida como Villa de Pisco. Pisco foi vítima dos ataques dos piratas Clerck e David. Em 1687, a cidade foi destruída por um terremoto seguido de maremoto. O vice-rei Melchor Portocarrero, então, transladou a cidade para a sua atual localização, refundando-a em 1689 como Villa de Nuestra Señora de la Concordia de Pisco.

Independência do Peru

Em 1820, chegou, a Pisco, a Expedição Libertadora do Peru sob o comando de José de San Martín e Bernardo O'Higgins Riquelme, que desembarcou na baía de Paracas, criando a primeira bandeira e o primeiro brasão do Peru.

Terremoto em 2007

A cidade está localizada muito próxima ao epicentro do terremoto de 15 de agosto de 2007 que atingiu a região centro-sul do Peru. O abalo alcançou a magnitude de 8,0 graus na escala Richter. Autoridades reportaram que 80% da cidade foi destruída, incluindo a catedral de São Clemente, na qual uma missa estava sendo celebrada no momento do terremoto. 127 mortes foram contabilizadas na catedral.

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.