Política de Serra Leoa

O Governo de Serra Leoa é a autoridade governante da República de Serra Leoa, conforme estabelecido pela Constituição de 1991. O Estado é dividido em três poderes: o executivo, legislativo e o judiciário. A sede do governo é na capital, Freetown, a política tem lugar num quadro de uma república presidencial representativo, em que o Presidente de Serra Leoa é tanto chefe de estado como chefe de governo, sendo o país multi-partidário. O poder executivo é exercido pelo presidente. O poder legislativo é exercido pela Parlamento da Serra Leoa.

Serra Leoa

Este artigo é parte da série:
Política e governo da
Serra Leoa



 · Atlas

O Judiciário da Serra Leoa é independente do executivo e legislativo. Os direitos civis e liberdade de religião são respeitados. A imprensa crítica continua a operar, embora o governo tenha intervindo por supostas reportagens imprecisas, utilizando o 1965 Public Order Act, que criminaliza a difamação.

Serra Leoa é dividido em províncias, distritos e "chiefdoms". São três províncias rurais, além de uma cidade capital da província administrativa. Há, então, 14 distritos - 12 rurais, 2 para a capital Freetown.

O país é dividido em 149 tribos,[1] cuja liderança é hereditária, e a união das tribos elege o governo local.[1] O Banco Mundial patrocinou a criação de conselhos locais eleitos em 2004 .[1]

  1. Tristan Reed and James A. Robinson, The Chiefdoms of Sierra Leone, Scholar, Harvard University, 15 July 2013, Document available online, accessed 30 April 2014
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.