Lumiracoxib

Lumiracoxib é um antiinflamatório não estereoidal de classe coxib(antiinflamatórios inibidores seletivos da COX-2), fabricada pela multinacional Novartis, que oferece além de uma potente eficácia analgésica e antiinflamatória, diz-se que também disponibiliza segurança tanto gastro-intestinal (reduzindo os problemas como úlceras e complicações) quanto cardiovascular (alteração dos níveis pressóricos) em relação a outros medicamentos do mesmo tipo.

Estrutura química de Lumiracoxib
Lumiracoxib
Aviso médico
Nome IUPAC (sistemática)
{2-[(2-chloro-6-fluorophenyl)amino]-5-methylphenyl}
acetic acid
Identificadores
CAS  ?
ATC M01H06
PubChem 151166
Informação química
Fórmula molecular C15H13NClFO2 
Massa molar 293,72 g/mol
Farmacocinética
Biodisponibilidade 74% (oral)
Ligação a proteínas >98%
Metabolismo  ?
Meia-vida 4 hours
Excreção Renal e fecal
Considerações terapêuticas
Administração per os
DL50  ?

Propriedades

Este medicamento, assim como os demais inibidores seletivos da COX-2, apesar da referência à redução de problemas gastro-intestinais, pode causar problemas de estômago se tomado por prazos superiores a 4 dias ou dosagens superiores a 1 comprimido ao dia.

Indicações

  • Artrite
  • Osteoartrite
  • Dismenorréia
  • Cefaléia grave
  • Entorses
  • Cervicalgias
  • Lombagia
  • Quadro inflamatório tanto a nível muscular quanto esquelético

Proibição de venda

No mês de julho de 2008, a Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo fez a interdição de todos lotes do medicamento, sob alegação de reações adversas, cardiovasculares e hepática.[1] Precisamente no dia 22 de julho de 2008, a Anvisa, cancelou o registro do medicamento em todo o país. De julho de 2005 até abril de 2008 foram 3585 situações de reações adversas.[2]

Em 11 de agosto de 2007, a Austrália, proibiu sua comercialização pela morte de pacientes que usavam o medicamento. O FDA, não havia aprovado seu uso em humanos.

Ligações externas

Referências

  1. http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=322059
  2. «Cópia arquivada». Consultado em 24 de julho de 2008. Arquivado do original em 26 de julho de 2008
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.