Ptichka

Ptichka (em russo: "Птичка", "Pequeno Passarinho") ou Buria (em russo: "Буря" "Tempestade") foi o Segundo Ônibus Espacial Soviético a ser desenvolvido de uma série de 5, conhecidos pelo nome Buran (em russo: "Буран", "Nevasca"). Tratam-se de espaçonaves retornáveis, desenvolvidas em programa durante os anos de 1971 e 1991, formalmente sendo suspendido em 1993, totalizando 18 anos de desenvolvimento.[1][2]

Buran OK-1.02 no prédio MZK, Cosmódromo de Baikonur, Cazaquistão.

O Ptichka, estava nos planos de estar na segunda missão de voo do programa Buran, porém devido a grande instabilidade econômica da União Soviética, o projeto estava sem verba, que ocasionou na falta de recursos no desenvolvimento dos Buran, que, por todavia já estava entre 95-97% concluído, e com outros em desenvolvimento como o OK-2.01, OK-2.02 e OK-2.03, sendo que apenas o OK-1.02 estava esperando a instalação de alguns sistemas eletrônicos. Sendo o único ônibus a ter um sistema de tripulação de sobrevivência. Sua primeira missão foi planejada pra ser em 1993, para fazer uma acoplagem com a antiga estação MIR de forma automática.

Representação do Buran OK-1.02 (Ptichka)

O Buran teve várias outras versões, totalizando 11 conhecidas, como algumas delas sendo a famosa OK-1.01 e OK-GLI; O Buran OK-GLI atualmente está em um Museum, enquanto OK-1.01 após seu voo orbital foi destruído devido a queda do teto do "Hangar 112" onde ele estava armazenado no Cosmódromo de Baikonur junto ao foguete Energia no Cazaquistão.

Buran OK-GLI no Museu de Aviação na Alemanha

Ver também

Referências

  1. «Buran The end». www.buran-energia.com. Consultado em 11 de dezembro de 2023
  2. «Советский многоразовый орбитальный корабль "Буран" (11Ф35)». www.buran.ru. Consultado em 11 de dezembro de 2023
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.