Ration Bored

Ration Bored (em português: O Afanador de Gasolina ou O Bandido da Gasolina na dublagem da Dublasom Guanabara[1]) é o nono curta de desenho animado da série Woody Woodpecker. Lançado no cinema em 26 de julho de 1943, o filme foi produzido pela Walter Lantz Productions e distribuído pela Universal Pictures.

Ration Bored
 Estados Unidos
1943 cor •  7 min 
Direção Emery Hawkins
Milt Schaffer
Produção Walter Lantz
História Ben Hardaway
Elenco Kent Rogers (não-creditado)
Música Darrell Calker
Companhia(s) produtora(s) Walter Lantz Productions
Distribuição Universal Pictures
Idioma inglês

Enredo

Enquanto dirigia seu carro, Pica-Pau vê uma placa que diz: "Economize gasolina e pneus. Esta viagem é realmente necessária? " Pica-Pau se refere a si mesmo como um "mal necessário", ao mesmo tempo que muda sua aparência para uma versão diabólica de si mesmo, com olhos perturbados e acelera na estrada depois de voltar a mudar. Ao subir uma colina, ele fica sem gasolina e desce para o posto de gasolina abaixo.

O atendente do posto pede para ver o livro "ABC" de Pica-Pau (veja abaixo), e Pica-Pau entrega a ele um livro de alfabeto. Insultado, o atendente pega um martelo e bate no carro de Pica-Pau em um pátio de salvamento. Pica-Pau decide roubar gasolina dos veículos destruídos no estacionamento, e tira o gás de um carro da polícia estacionado.

Um policial persegue Pica-Pau até que a ave acaba colidindo com uma grande unidade de armazenamento de gasolina que explode, matando os dois.

No céu, o policial deixa o "Wing Rationing Board" com um pequeno par de asas. Ele começa a perseguir Pica-Pau novamente quando percebe que as asas que Pica-Pau recebeu são muito maiores.

Elenco

Estados Unidos Versão Original

Brasil Versão Brasileira

Dublasom Guanabara

  • Pica-Pau: Luís Manuel
  • Frentista: ?
  • Policial: Milton Luís (?)

BKS

Aparência de Woody

Walter Lantz havia sido criticado desde o início que a aparência extravagante de Woody era prejudicial ao apelo da estrela em ascensão. A adição de luvas brancas nas mãos de Woody (como as de Mickey Mouse e Bugs Bunny ) marcou a primeira tentativa notável de dar ao Pica-Pau um design de personagem mais simplificado. No filme a seguir, O Barbeiro de Sevilha, a aparência de Pica-Pau seria completamente reformada, fazendo de Ration Bored o último filme de Woody Woodpecker que apresentava o design maníaco original.

Notas de produção

Referências culturais

Ration Bored é uma paródia do racionamento do exército. Durante a Segunda Guerra Mundial, os cidadãos dos Estados Unidos foram solicitados a economizar gasolina e borracha, além de outros itens e suprimentos de comida. As decisões sobre o racionamento foram tomadas por um Conselho de Ração, daí o título de punição.

O atendente do posto de gasolina se refere a um livro de rações como um "livro ABC". Durante a guerra de 1940, os automóveis americanos foram classificados como A, B, C, T ou X.

O cartão de título final pede aos espectadores que comprem títulos de guerra.

Referências

  1. «Trecho da dublagem do Pica-Pau feita por Luís Manuel (Dublasom Guanabara)»
  2. Cooke, Jon, Komorowski, Thad, Shakarian, Pietro, and Tatay, Jack. "1943". The Walter Lantz Cartune Encyclopedia
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.