Refinaria Presidente Bernardes

A Refinaria Presidente Bernardes - Cubatão (RPBC) é uma refinaria localizada no município de Cubatão, no estado de São Paulo, que pertence à Petrobras, com capacidade instalada para 170 mil barris/dia.[1]

Refinaria Presidente Bernardes
História
Uso
refinação de petróleo (en)
Administração
Proprietário
Localização
Localização
Coordenadas

Seus principais produtos: gasolina Podium, gasolina, gasolina de aviação, óleo diesel, coque, GLP, nafta, gás natural, butano, benzeno, xilenos, tolueno, hexano, enxofre, resíduo aromático, bunker, hidrogênio e componentes para a gasolina da Fórmula 1. É responsável por 11% do fornecimento de derivados de petróleo do País.

História

O Conselho Nacional do Petróleo determinou em julho de 1949 que fosse construída uma refinaria com capacidade de processamento de 45 mil barris/dia, volume que na ocasião correspondia a 80% do consumo de derivados.

A RPBC foi a primeira grande refinaria da Petrobras, projetada pela empresa norte-americana Hydrocarbon Research, Inc. em 1952, com equipamentos fornecidos pelo consorcio francês Fives-Lille/Schneider & Cie.

Foi inaugurada pelo presidente da República João Café Filho, em 16 de Abril de 1955, sendo na ocasião responsável por 50% do abastecimento do Brasil.

Ver também

Referências

  1. Petrobras. «RPBC - Refinaria Pres. Bernardes». Consultado em 16 de Maio de 2009. Arquivado do original em 14 de dezembro de 2008

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.