Residência Saraiva

A Residência Saraiva, localizada na avenida Independência n.° 1005, no bairro Independência, é um prédio histórico localizado na cidade brasileira de Porto Alegre, capital do estado do Rio Grande do Sul. É um dos bens tombados pela prefeitura municipal.[1]

A casa em novembro de 2011.

O casarão foi construído no ano de 1926 pela firma Azevedo, Moura e Gertum, a mando de seus proprietários de então, Antônio Cardoso Saraiva e sua esposa, dona Joana Marques Saraiva. A quantia paga à firma foi de 200 contos de réis. A residência fez parte do grande conjunto de moradias que trouxeram prestígio à avenida, sobretudo até a década de 1930. Pertenceu à tradicional família Saraiva até o ano de 1995, quando foi passada para a prefeitura de Porto Alegre, com retransmissão de domínio resolúvel para descendentes dos primeiros donos.

O casarão foi erguido em estilo eclético, em um terreno de esquina, da avenida Independência com a íngreme rua Fernandes Vieira.

Durante anos abrigou um restaurante de culinária francesa, o Chez Philippe.[2]

Referências

  1. Tombamentos - Página da Secretaria Municipal da Cultura (SMC)
  2. «Chez Philippe - Apresentação». Consultado em 23 de fevereiro de 2012. Arquivado do original em 15 de agosto de 2014

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.