Rio Logone

O rio Logone (ou Logon) é o principal afluente do rio Chari (faz portanto parte da bacia endorreica do lago Chade), e percorre zonas pantanosas na maior parte do seu trajeto pelo nordeste dos Camarões e sudoeste do Chade. Parte do rio forma a fronteira Camarões-Chade.

Logone
Rio Logone
O rio Logone em Birni (1892) (gravura de Elisée Reclus do livro The earth and its inhabitants, Africa 1893)
Mapa que mostra a bacia do rio Logone integrada na do rio Chari
Mapa que mostra a bacia do rio Logone integrada na do rio Chari
Mapa que mostra a bacia do rio Logone integrada na do rio Chari
Comprimento 1 000 km
Caudal médio 492 m³/s
Foz Desagua no rio Chari em N'Djamena
Área da bacia 78 000 km²
Afluentes
principais
Rio Pendé
País(es) Camarões
Chade
País da
bacia hidrográfica
República Centro-Africana
Camarões
Chade

É formado pela confluência do rio Vina (inteiramente camaronês) e do M'Béré, ambos nascidos nos Camarões. O rio Logone tem dois afluentes principais: o rio Pendé (Logone oriental) na prefeitura Ouham-Pendé na República Centro-Africana, e o rio Mbéré (Logone ocidental) no leste dos Camarões.[1] Tem muitos pântanos e terras húmidas em redor.

O rio, com cerca de 1000 km de comprimento, constitui um importante recurso para as populações que vivem ao longo das suas margens, pois é fonte de pesca, existindo espécies como a perca-do-nilo (Lates niloticus). As planícies de inundação do Logone estão listadas como sítio Ramsar desde 2005[2]

No Chade, as regiões Logone Oriental e Logone Ocidental devem o seu nome a este rio. O rio Logone é o principal afluente do lago Fianga.

Principais cidades nas suas margens

Referências

  1. «Logone River | river, Africa». Encyclopedia Britannica (em inglês). Consultado em 6 de junho de 2017
  2. «Plaines d'inondation du Logone et les dépressions Toupouri». Ramsar Sites Information Service. Consultado em 25 de abril de 2018
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.