Século Asiático

O Século Asiático é uma denominação dada para caracterizar o século XXI, onde as nações da Ásia (representadas, sobretudo, por República Popular da China e Índia) irão dominar a cultura e a política mundial, assim como o século XX é frequentemente chamado de Século Americano e o século XIX de Século Britânico.

A origem da expressão Século Asiático se deu no final da década de 1980, quando o líder da República Popular da China, Deng Xiaoping, e o primeiro-ministro da Índia, Rajiv Gandhi, se encontraram em 1988. Anterior a isso, em 1985, apareceu um áudio no Comitê de Relações Exteriores do Senado Americano confirmando tal termo, hoje popularmente utilizado na mídia.

As razões para a Ásia liderar a geopolítica mundial são de que o continente possui a maior população e na previsão de possuir a maior economia do mundo. Ainda que as superpotências sejam a República Popular da China e a Índia, o termo também inclui demais países do Leste asiático, Ásia Meridional, Ásia Central e Sudeste Asiático. Rússia pode ser considerada área da economia asiática, mas usualmente esse termo não se refere a tal nação.

Alguns pensadores incluem o Japão ao lado de República Popular da China e Índia como principais superpotências do Século Asiático, devido ao seu alto desenvolvimento tecnológico e econômico.

Em 2011 um estudo pelo Banco Asiático de Desenvolvimento perceberam que uns adicionais 3 mil milhões asiáticos podiam ter padrões de vida similares àqueles na Europa atualmente, e a região podia contar com mais de metade da produção mundial em meados deste século.[1]

Ver também

Referências

  1. «Asia 2050: Realizing the Asian Century | Asian Development Bank» (em inglês). Adb.org. 26 de março de 2012. Consultado em 28 de julho de 2012
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.