Salão Oval

O Salão Oval (português brasileiro) ou Sala Oval (português europeu) (em inglês: Oval Office) é o gabinete e local de trabalho do presidente dos Estados Unidos. Foi construído em 1909 pelo Presidente William Howard Taft, como parte da expansão da Ala Oeste da Casa Branca.[1][2]

O presidente Joe Biden numa reunião no Salão Oval.
Donald Trump no Salão Oval, em 2017.
O então presidente Barack Obama no Salão Oval, em 2011.
A sala em 1981, durante o governo de Ronald Reagan.

O Salão Oval é notório por ser o local onde o Presidente estadunidense recebe os dignatários estrangeiros em ocasião de visitas de Estado.[3] A sala possui uma visão privilegiada do Gramado Sul da Casa Branca, parte do President's Park. Além disso, nela está a famosa Mesa do Resolute, a notória mesa de trabalho do Presidente.

História cultural

O gabinete é recordado pelos americanos como um local memorável como, por exemplo, o jovem John F. Kennedy, Jr. brincando debaixo da Mesa do Resolute enquanto seu pai trabalhava; o ex-presidente Richard Nixon falando por telefone com os tripulantes da Apollo 11. O uso do Salão Oval na mídia televisiva é raro e somente permitido em ocasiões de extrema urgência como a vez em que o presidente Kennedy comentou sobre a Crise dos mísseis de Cuba, ou quando Ronald Reagan falou do desastre do ônibus espacial Challenger e também George W. Bush discursando à nação na noite de 11 de setembro de 2001.

Decoração

Embora os planos de James Buchanan de construir todos os quartos ovais, a ideia de uma sala oval só surgiu novamente em 1909 durante o governo de William Howard Taft. O presidente Taft queria um salão oval no centro da Ala Oeste onde ele poderia dirigir o país.

Durante o governo de Theodore Roosevelt apareceu a ideia de separar um espaço entre os quartos. Roosevelt escolheu um local com vontade de demolir as estufas construídas por Buchanan. O espaço originalmente em Barroco foi adaptado para o Neoclassicismo. Os quartos ovais se tornaram populares no século XVIII na Casa Branca, principalmente devido a decoração do Castelo Coole na Irlanda.

A mesa presidencial usada por quase todos os presidentes no Salão Oval foi batizada de Mesa do Resolute por ser confeccionada a partir de partes da fragata britânica HMS Resolute. A mesa foi um presente da Rainha Vitória para o presidente Rutherford B. Hayes em 1880.

A maioria dos presidentes têm pendurado um retrato de George Washington na parede norte da sala. Uma série de esculturas em bronze dos cavalos e dos temas ocidentais de Frederic Remington (1861-1909) estão dispostas na sala.

O carpete do Salão Oval é decorado com o Selo do Presidente, sendo o presidente Truman o primeiro a adotar o grande selo presidencial. Quase todos os presidentes trocaram os mascotes nacionais, porém Barack Obama optou por manter o carpete escolhido por George W. Bush em 2001.[4]

Referências

  1. Seale, William, The White House: The History of an American Idea. White House Historical Association: 1992, 2001. ISBN 0-912308-85-0.
  2. «Why is the Oval Office oval?». White House Historical Association. Consultado em 8 de outubro de 2015. Arquivado do original em 6 de novembro de 2012
  3. «Obama assume Salão Oval e viola regra de Bush». UOL Notícias. 22 de janeiro de 2009
  4. «Obama's personal touches to the Oval Office». Time
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.