Selos e história postal dos Camarões

Os selos postais têm vindo a circular nos Camarões desde o final do século XIX.

Selo de 1906 do período da ocupação alemã de "Kamerun".

Protectorado alemão

Os Camarões tornaram-se um Protectorado Alemão em 1884, tendo usado os selos postais do Império Alemão entre 1897 e 1900 com a sobrecarga Kamerun.[1]

Ocupação francesa

Durante a I Guerra Mundial, entre 1914 e 1916 o território foi ocupado pelas Tropas Aliadas, usando os selos do Gabão com a sobrecarga Corpo expedicionário franco-inglês dos Camarões. Posteriormente, em 1916, foram usados os selos de Médio Congo de 1900-1907, com a sobrecarga Occupation Française de Cameroun, continuando-se a usar emissões do Médio Congo com a sobrecarga Cameroun até aos anos 1920s.[1]

Mandato conjunto

Uma emissão da Nigéria com sobrecarga do mandato inglês dos Camarões.

Em 1922 a Sociedade das Nações mandatou a França e o Reino Unido a governarem o território em regime de mandatos separados. Quando o mandato francês dos Camarões se tornou uma república independente em 1960, levou a que se realizasse um plebiscito no mandato inglês, o qual se uniu à parte francesa, em setembro de 1961, dando origem à República Federal dos Camarões.[1] Durante algum tempo foram usados selos da Nigéria com a sobrecarga Camarões.

Emissões actuais

Em 1972 a república federal deu lugar à República Unida dos Camarões. Actualmente os selos do país utilizam uma linguagem bilingue, com a dupla inscrição République du Cameroun e Republic of Cameroon.[1] No ano de 1995, o país aderiu à Comunidade britânica.

Selo de 1962, da série "Animais", da República Federal dos Camarões.

Referências

  1. Stamps of the World, Stanley Gibbons, 2004

Ligações externas

Selo bilingue da República dos Camarões, de uma emissão de 1988 dedicada ao WWF.
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.