Sobá

Soba (そば ou 蕎麦?) é um tipo de massa alimentícia japonês feita à base de farinha de trigo sarraceno, podendo-se misturar ou não outros ingredientes à massa. A palavra soba significa trigo sarraceno na língua japonesa, porém também é utilizada como denominação genérica para massa alimentícia oriental em geral (Ex.: Okinawa soba, chūka-soba, yakisoba), excetos udon e somen.

 Nota: Para outros significados de Soba, veja Soba (desambiguação).
Zaru soba.

Pratos típicos de soba

Pratos quentes

Os pratos quentes de soba são servidos com massa dentro de uma sopa quente, geralmente feito à base de caldo de peixe, shoyu, açúcar e mirin. Dependendo do acompanhamento (denominado gu em japonês) colocado sobre a massa, a denominação do prato muda, sendo os mais populares:

Tsukimi soba
  • Kake soba: soba simples sem acompanhamento.
  • Tenpura soba: soba com tempura.
  • Kitsune soba (soba da raposa): soba com abura-age (tofu frito).
  • Tanuki soba (soba do tanuki): soba com tenkasu (migalhas de tempura).
  • Tsukimi soba (soba de tsukimi): soba com ovo.
  • Karē nanban: soba ao caldo de karē.
  • Kamo nanban: soba com carne de pato.

Pratos frios

Mori soba
Katsudon and Soba

Os pratos frios de soba podem ser servidos com a massa fria e o molho próprio (tsuyu) separadamente ou com o molho já sobre a massa.

  • Zaru soba ou Mori Soba: soba servido com a massa fria e o molho em tigelas separadas. É saboreada mergulhando-se no molho somente a porção de massa que vai ser levada a boca.
  • Ten zaru: é um zaru soba acompanhado de tempura servido em um prato a parte.
  • Bukkake soba: soba frio servido já com o caldo sobre a massa. Pode ter acompanhamentos sobre a massa.

Ingredientes

O soba é feito basicamente de trigo sarraceno, mas pode conter outros ingredientes.[1] Os sobas mais comuns são:

  • Ni-Hachi soba (soba 2 por 8): soba feito com 20% de farinha de trigo e 80% de farinha de trigo sarraceno.
  • Towari soba (soba 100%): soba feito com 100% de farinha de trigo sarraceno.
  • Cha soba: soba com matcha (pó de chá verde) misturada à massa.
  • Hegi soba: soba com algas misturadas à massa.

Soba sem trigo sarraceno

Okinawa soba
  • Okinawa soba (soba da província de Okinawa): massa, feita à base de farinha de trigo; mergulhado em uma sopa, feita à base de caldos de porco, peixe e alga temperados com sal e shoyu; e acompanhado de carne de porco, kamaboko (massa de peixe), cebolinha e beni-shoga (gengibre curtido).
  • Yakisoba (soba refogado na chapa): massa, feita à base de farinha de trigo; refogado junto com verduras, legumes e carnes ou frutos do mar; e temperado geralmente com molho próprio.
  • Chūka-Soba (soba no estilo chinês): massa amarelada feito à base de farinha de trigo, utilizado em lámens.

Soba no Japão

O soba é um prato bastante popular em todo o Japão, sendo consumido em casa e servido em restaurantes.

Em lojas de alimentos do Japão, o soba é vendido na forma de massa seca, fresca, cozida ou macarrão instantâneo; e a sua sopa ou o molho também podem ser encontrados com facilidade, tanto prontos como instantâneos.

O restaurante especializado em servir soba é conhecido como soba-ya. Eles podem ser restaurantes finos, servindo sobas refinados, ou podem ser restaurantes populares ou até mesmo fast-food. O soba-ya popular, ou de uma rede de fast-food, geralmente se localiza próximo ou dentro de uma estação ferroviária. Nestes locais o soba é comumente consumido como desjejum pelos fregueses, enquanto estes aguardam o trem. Muitos destes restaurantes não oferecem assentos , mas servem rapidamente o soba, sendo uma forma de refeição rápida.

Soba em ocasiões especiais

No Japão, há uma tradição de jantar soba na virada do ano, chamando-o de toshikoshi-soba (soba da passagem do ano).[1]

Os japoneses também têm o costume de servir soba aos novos vizinhos,[1] quando mudam de endereço, chamando-o de hikkoshi-soba (soba da mudança de endereço).

Soba no Brasil

Monumento ao Sobá - Feira Central de Campo Grande

No Brasil, a cidade de Campo Grande (Mato Grosso do Sul), foi a primeira cidade a dispor de restaurantes que servem sobás[carece de fontes?], para onde foi levado pelos imigrantes originários da ilha japonesa de Okinawa, que chegaram à cidade em 1908 e são os restaurantes dos mais tradicionais da cidade[carece de fontes?]. Atualmente está presente em outras cidades, mas é em Campo Grande onde mais se encontram esses restaurantes. Em Campo Grande, o sobá de Okinawa sofreu adaptações a partir da receita original do "Okinawa Sobá" e adquiriu o status de bem cultural de natureza imaterial, por meio do decreto municipal n° 9.685, de 18 de julho de 2006 e foi tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).[2] O prato passou a ser oferecido também na Feira Central — primeiro, reservadamente aos okinawanos e seus descendentes, depois, a todos que se interessassem — e acabou se tornando uma iguaria típica e tradicional da cidade, virando atrativo cultural através do “festival do sobá”, onde uma vez por ano se tem uma festa dedicada exclusivamente para saborear o sobá e assim perdendo a ligação com a passagem do ano, pois é saboreada em qualquer época do ano tanto no frio quanto no calor. Existem dezenas dessas casas de massas que servem, além do sobá, espetinhos de carne bovina, yakimeshi, yakisoba e outros pratos orientais. A cidade de Itariri, no Estado de São Paulo, também é conhecida por servir o prato. Na cidade anualmente acontece a "Festa do Sobá" onde pessoas de toda a região visitam o local para saborear o prato.

Ver também

Referências

  1. «SOBA». NIPOCULTURA. 6 de maio de 2013
  2. Jo Takahashi (1 de junho de 2013). «Sobá de Campo Grande: patrimônio cultural imaterial». Revista Hashitag. Consultado em 6 de maio de 2015


Ligações externas


This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.