Solo de Clarineta

Solo de Clarineta é um livro de memórias em dois volumes escrito pelo autor brasileiro Érico Veríssimo[1].

Solo de Clarineta (2 volumes)
Autor(es) Érico Veríssimo
Idioma Português
País  Brasil
Gênero Memórias
ISBN 8535907394 (1º volume); 8535907408 (2º volume)

Traz reflexões do escritor sobre sua obra e é o testemunho de um período da história brasileira e mundial. Revela a trajetória da família Veríssimo, desde a infância do autor, passando pela decadência econômica da sua família e pela luta de sua mãe para manter os filhos com o trabalho de costureira, até a sua consagração como um dos escritores mais importantes da literatura brasileira.

O primeiro volume (ISBN 8535907394) foi publicado em 1973 e segue da infância de Érico até a década de 1950, quando Dave Jaffe pede sua filha Clarissa em casamento.

Solo de clarineta – Memórias 2 (ISBN 8535907408), a continuação de Solo de Clarineta, inicia com o casamento de Clarissa, e registra as viagens do escritor pelos Estados Unidos e pela Europa. Inacabada, essa segunda parte foi organizada postumamente por Flávio Loureiro Chaves, e publicada em 1976. Maurício Rosenblatt, amigo do autor, afirmou no dia da morte de Érico:[2]

Ele, à tarde, escrevera sobre a Espanha. Esta segunda parte das memórias já estava com cerca de 200 páginas. Não chegou a concluir o capítulo referente à Espanha e e recém havia concluído os episódios de sua viagem a Portugal.
Maurício Rosenblatt

Referências

  1. Informações sobre Solo de Clarineta
  2. Jornal Zero Hora, edição de 29 de novembro de 1975

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.