Tekoá

O termo tekoá, também grafado tekoha (pronunciado /tequô'á/), é de origem guarani e significa aldeia guarani. O significado completo da palavra, porém, não se reduz ao lugar habitado pelo grupo guarani.

 Nota: Se procura pela localidade estadunidense, veja Tekoa (Washington).
Aldeia indígena Tekoá.

Significado

Literalmente, significa o lugar do modo de ser guarani, sendo esta categoria modo de ser (tekó) entendida como um conjunto de preceitos para a vida, em consonância com os regramentos cosmológicos herdados pelos antigos guaranis.

História

São considerados tekoá áreas onde foram construídas e são mantidas as casas cerimoniais da tradição guarani e centro das atividades xamânico-religiosas das comunidades[1]. A existência e manutenção de uma opy indica, consequentemente, a existência de um ou mais karaí, os xamãs anciãos guaranis, considerados possuidores de amplos poderes e de muito prestígio entre os indivíduos da comunidade. Nem todo lugar habitado por populações guaranis é um tekoá - os acampamentos e áreas de ocupação recentes não são chamados de tekoá.

Segundo os guaranis moradores da Tekoá Jataí'ty, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, não é possível ser guarani e seguir o tekó sem viver em um tekoá.

Ver também

Referências

  1. «Tekoha: o que é e como se relaciona com impacto social». Tekoha. 14 de fevereiro de 2019. Consultado em 15 de abril de 2021

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.