The Big One

The Big One é um filme rodado em 1996 — e liberado em 1998 pela Miramax Films — por Michael Moore durante sua turnê promocional pelos EUA para seu livro Downsize This!. Através das 47 cidades que visita, Moore descobre e descreve as fraquezas econômicas e o medo do desemprego dos trabalhadores americanos.

The Big One
The-Big-One-Poster.jpg (BRA)
 Estados Unidos
1998 cor •  95 min 
Género documentário
Direção Michael Moore
Produção Kathleen Glynn
Roteiro Michael Moore
Elenco Michael Moore
Música World Famous Blue Jays
Edição Meg Reticker
Distribuição BBC e Dog Eat Dog Films (co-produtores)
Miramax Films (distribuidor)
Lançamento 10 de abril de 1998
Idioma inglês
Orçamento US$ $720,074[1]

Experiência

Grande parte do filme mostra a "caçada" (geralmente sem sucesso) empreendida por Moore a grandes executivos de corporações importantes, no intuito de conseguir entrevistá-los. Finalmente ele consegue filmar uma entrevista com o CEO da Nike, Phil Knight, sobre as práticas trabalhistas da companhia, questionando-o sobre exploração de trabalho infantil. O filme também critica os candidatos que então disputavam as eleições presidenciais dos EUA, concentrando-se sobretudo na "traição" de Bill Clinton aos ideais econômicos progressistas.

O título se refere ao seu conceito de que os Estados Unidos da América necessita de uma reforma e receber um novo nome. Quando perguntado que nome seria, brincando sugere, "O Grande" ("The Big One").

Tanto o trailer como o pôster do filme são paródias de Men in Black.

Referências

  1. Box Office Mojo. The Big One

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.