Tonalidade relativa

Em música, a tonalidade relativa menor de uma particular tonalidade maior (ou o relativo maior de uma tonalidade menor) é a tonalidade que tem a mesma armadura de clave, mas uma tónica diferente, como oposta menor ou maior, respectivamente, ou seja, a escala relativa da escala maior, é a escala menor que inicia a partir da sexta nota (grau VI) de uma escala, por exemplo, no caso de Dó Maior a sexta nota e relativa é a Lá menor; pois estas possuem a mesma armadura de clave (os mesmos acidentes sustenidos e bemóis) e as mesmas notas, são chamadas de "escalas enarmonicamente equivalentes".[1][2]

Por exemplo, sol maior e mi menor têm um só sustenido na sua armadura de clave; daí pode dizer-se que mi menor é a relativa menor de sol maior (e que sol maior é a relativa maior de mi menor). A relativa menor de uma tonalidade maior tem sempre a sua tónica uma terceira menor descendente (e vice-versa).

A lista completa de pares de relativas menor/maior é:

Armadura de clave Tonalidade maior Tonalidade menor
Si, mi, , , sol, , maior menor
Si, mi, , , sol, Sol maior Mi menor
Si, mi, , , sol maior Si menor
Si, mi, , maior Fá menor
Si, mi, Mi maior Dó menor
Si, mi Si maior Sol menor
Si Fá maior Ré menor
Nenhum acidente Dó maior Lá menor
Sol maior Mi menor
, Ré maior Si menor
, , sol Lá maior menor
, , sol, Mi maior menor
, , sol, , Si maior Sol menor
, , sol, , , mi maior menor
, , sol, , , mi, si maior menor

Junto aos movimentos da dominante (quinto grau da escala) ou da subdominante (quarto grau da escala), a modulação para a relativa menor ou para a maior é das mais comuns em música tonal.

  1. «O que é escala relativa menor?». treinamento24.com. Consultado em 22 de março de 2022
  2. «Escalas relativas». Tecla Center. Consultado em 22 de março de 2022
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.