Torre Sineira (Leiria)

A Torre sineira de Leiria (1772) é uma torre sineira em estilo barroco e localiza-se no Largo D. Manuel de Arriaga, na cidade portuguesa de Leiria; tem a particularidade de estar separada da dessa cidade.[1]

Torre Sineira (Leiria)
Apresentação
Tipo
Parte de
Estatuto patrimonial
Monumento Nacional (d)
Localização
Localização
Coordenadas
Torre sineira (vista anterior ao restauro)
Torre sineira (após restauro)

Historial / Características

A sua construção data de 1772, a mando do bispo D. Frei Miguel de Bulhões e Sousa. Foi construída sobre o baluarte da Porta do Sol, o acesso principal ao castelo, e a habitação seria construída no arco da dita porta.

A torre foi, assim, construída para que pudesse ser ouvida em zonas mais afastadas da cidade, como aquela onde se situava o convento e igreja de São Francisco e para onde começava a haver crescimento urbano.

A torre sineira, em estilo barroco, é quadrangular e no topo é constituída por uma pirâmide, tendo no seu cimo um anjo como cata-vento. Os seus seis sinos (2 em cada face), foram mandados fundir nas oficinas de João Craveiro pelo bispo D. Manuel Aguiar; durante muito tempo o maior foi ainda usado para anunciar incêndios e outros acontecimentos de vulto, através do deciframento das badaladas.

O piso térreo da torre já foi usado como prisão; no edifício anexo situa-se a atual esquadra da polícia.

Em 23 de outubro de 2014, a Sé de Leiria, incluindo o claustro, adro envolvente, a torre sineira e a casa do sineiro, foi classificada como monumento nacional.

Referências

  1. «Torre sineira de Leiria». Câmara Municipal de Leiria. Consultado em 13 de agosto de 2015
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.