Tratado Webster-Ashburton

O Tratado Webster-Ashburton, assinado em 9 de agosto de 1842, é um tratado que resolveu vários problemas de limites entre os Estados Unidos e a colónia britânica do Canadá, mais especificamente entre o estado do Maine e a região de Nova Brunswick.

Placa comemorativa do Tratado Webster.Ashburton

O tratado determinou os pormenores da fronteira entre o Lago Superior e o Lago dos Bosques (Lake of the Woods), originalmente definida pelo Tratado de Versalhes (1783); confirmou a localização da fronteira pelo paralelo 49 N na fronteira oeste até às Montanhas Rochosas, originalmente definida pelo Tratado de 1818; o tratado estabelecia o fim do comércio de escravos em alto-mar, tema que ambos os países signatários se comprometeram a fazer cumprir; e acordava as condições para o uso partilhado dos Grandes Lagos.

O tratado foi assinado pelo Secretário de Estado dos Estados Unidos Sr. Daniel Webster e pelo Conselheiro Privado do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda, Alexander Baring, 1.º Barão Ashburton.

O tratado colocou fim à guerra de Aroostook, um conflito oficioso que se desenrolou ao longo da fronteira entre o Maine e Nova Brunswick, e resolveu os problemas que tinham levado à questão da Carolina e ao conflito da República de Indian Stream. A fronteira foi fixada de modo a repartir as terras disputadas entre os dois países. Os britânicos ficaram com a estrada Halifax e Quebeque, que desejavam. O caso do Creole (navio negreiro americano, do qual os escravos revoltados foram libertados pela justiça inglesa das Bahamas) foi negligenciado pelos dois países.

A fim de tornar o tratado mais popular junto dos cidadãos norte-americanos, Webster tornou público um mapa da fronteira entre Maine e Canadá, que afirmou ser desenhado por Benjamin Franklin. A maior parte dos historiadores contemporâneos afirma que se trata de uma falsificação.

Ver também

Notas e referências

    Bibliografia

    • Lass, William E. (1980). Minnesota Historical Society, ed. Minnesota's Boundary with Canada. St. Paul, Minnesota: [s.n.] ISBN 0-87351-153-0
    • Vogel, Robert C.; David G. Stanley (1992). US Dept. of the Interior, Nat'l Park Service, ed. Portage Trails in Minnesota, 1630s-1870s (PDF) Multiple Property Documentation Form ed. [S.l.: s.n.] Consultado em 13 de maio de 2008. Cópia arquivada (PDF) em 12 de outubro de 2012

    Ligações externas

    This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.