Trombaim

Trombaim, Trombay ou Turbhe é uma área urbana da cidade indiana de Bombaim, situada a nordeste da península que constitui o centro da cidade. No passado foi uma das ilhas que foram unidas por meio de aterros marítimos para constituir o que é hoje o território de Bombaim.

Índia Trombaim

Trombay • Turbhe

 
  Bairro  
Localização
Mapa de Bombaim e arredores em 1830
Mapa de Bombaim e arredores em 1830
Mapa de Bombaim e arredores em 1830
Coordenadas 19° N 72° 54' E
País Índia
Estado Maharashtra
Cidade Bombaim

História

Antes de ser unida ao resto de Bombaim, a ilha de Trombaim tinha cerca de 8 km de comprimento por 8 km de largura e situava-se 5 km a leste da cidade. Na zona há várias igrejas originalmente construídas pelos portugueses nas décadas de 1620 e 1630.[1] A ilha era habitada por kolis (uma etnia o casta de pescadores).

Em Pailipada, uma aldeia perto da antiga aldeia de Trombaim propriamente dita onde a população é maioritariamente muçulmana, encontra-se uma da mesquitas mais antigas de Bombaim. O nome de Pailipada, derivado de payri (moeda) e pada (aldeia), deve-se ao facto dos portugueses terem ali construído uma fábrica de cunhagem de moeda. No cimo da colina da aldeia situa-se a igreja portuguesa mais antiga de Trombaim, a qual se situa dentro do complexo do Centro de Investigação Atómica de Bhabha (BARC) e por isso é inacessível ao público.

Em 1928, a Great Indian Peninsula Railway abriu a linha ferroviária Trombaim-Anderi chamada Salsette Trombay Railway ou Central Salsette Tramway.[2] A partir de 1976 a população da Janata Colony foi transferida e realojada no Trombay Cheetah Camp devido à área ter sido ocupada pelo BARC. Além deste centro, em Trombaim há uma base da Marinha da Índia.

Tendo sido uma área eminentemente industrial até há pouco tempo, mais recentemente é também uma área residencial onde vivem muitos imigrantes de outras partes da Índia, nomeadamente originários de Querala, Panjabe e também sindis.

Notas e referências

  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Trombay», especificamente desta versão.
  1. «Places of interest. Trombay», Thana District Gazetteer (em inglês), XIV, Bombaim: Gazetteers of the Bombay Presidency, 1882, consultado em 17 de abril de 2015, cópia arquivada em 4 de janeiro de 2011
  2. Dev, Vrunda Moghe (27 de fevereiro de 2007). «Chug Chug!» (em inglês). Chembur-Ghatkopar Plus. ChemburGhatkoparPlus.MumbaiMirror.com. Consultado em 17 de abril de 2015. Arquivado do original em 15 de maio de 2011


This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.