Ur (continente)

Ur foi um supercontinente formado há cerca de 3000 milhões de anos durante o eon Arqueano. É considerado o mais antigo continente na Terra, cerca de 500 milhões de anos mais antigo do que Árctica. O continente Ur juntou-se aos continentes Nena e Atlântica há cerca de 1000 milhões de anos para formar o supercontinente Rodínia.[1] Ur pode ter sido precedido por outro supercontinente, Vaalbara, cuja formação se sugere que tenha acontecido há entre 3600 e 3100 milhões de anos.[2]

Formado há cerca de 3000 milhões de anos durante o eon Arqueano.

As rochas deste continente são agora partes de África, do Continente Australiano e do Subcontinente Indiano.[1] Durante o primeiro período da sua existência, Ur foi provavelmente o único continente na Terra, e é considerado um supercontinente, embora tenha provavelmente sido menor do que a Austrália é hoje. Apesar de ser o único continente na Terra, toda a restante massa terrestre encontrava-se na forma de pequenas ilhas graníticas e pequenas massas de terra, não tendo dimensão suficiente para serem consideradas como parte de qualquer continente.

Ver também

Referências

Bibliografia

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.