Via Laurentina

Via Laurentina era uma antiga estrada romana que corria para o sul da cidade de Roma.

Via

A questão da nomenclatura do grupo de estradas entre a Via Ardeatina e a Via Ostiense é algo difícil, pois depende de onde se entende que se localizava Laurento. É provável, porém, que a Via Laurentina propriamente seja a que saía da Porta Ardeatina na Muralha Aureliana e que corria diretamente até Tor Paterno, enquanto que a outra via que ramificava da Via Ostiense na terceira milha - que passava por Decimo até Lavínio (Pratica) e que cruza com outra via numa encruzilhada próximo ao destino (a Laurentina ali indo para sudoeste e a outra, para Lavínio, para sudeste) pode, por conveniência, ser chamada de Lavinatis, embora este nome não ocorra em documentos antigos. Sobre esta última, para além de Décimo, duas pedras-de-milha, uma de Tibério e outra de Magêncio, cada uma com o número II, foram encontradas; e, mais à frente, em Capocotta, restos de edifícios antigos e uma importante inscrição tumular de um judeu chefe de sinagoga foram descobertos.

Que a Via Laurentina estava próxima da Via Ardeatina é claro pelo fato de que o mesmo construtor foi responsável por ambas. Laurento também podia ser alcançada por um ramo da Via Ostiense na oitava milha (em Malafede), que passava pelo Castel Porziano.

Bibliografia

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.