Vila Industrial (Campinas)

Vila Industrial é um bairro da Zona Central de Campinas e ao lado do Centro. Ao norte está o complexo ferroviário no qual se localiza a Estação Cultura e o Centro de Campinas. Na parte mais a oeste da Vila Industrial está a nova estação rodoviária, o Terminal Multimodal Ramos de Azevedo, a faculdade Centro Universitário UniMetrocamp e a Paróquia São José. Sob uma parte do bairro passa o Complexo Viário Túnel Joá Penteado.

Imóvel Antigo na Vila Industrial próximo ao Centro de Campinas

Ao norte da Vila Industrial está o Centro, ao sul o ficam Parque Itália e o São Bernardo, a leste a Ponte Preta, a sudeste o Jardim Leonor e a oeste estão a Vila Teixeira, a Vila Aurocan e o Jardim Miranda, na imediações do antigo Curtume Cantúsio.

Rua no bairro Vila Industrial (1920)

História

Trata-se de um dos primeiros bairros da cidade, formado ainda no século XIX. Nele se localiza a Vila Manoel Dias, reduto de operários, formada na década de 1930 e tombada[1] como patrimônio histórico de Campinas.

Bairros dentro da Vila Industrial

Em função do fato de Campinas não ter delimitação legal e precisa dos bairros, há bairros que são desconhecidos da população em geral, em função de seu pequeno tamanho:

  1. Vila Rialto (é a região na qual se localiza o início da Av. das Amoreiras, próxima ao Parque Itália, já na Região Sul);
  2. Vila João Jorge (região entre a Via Expressa Waldemar Paschoal, a linha do trem e a Av. João Jorge, onde se localiza o parque gráfico da Rede Anhanguera de Comunicação, que produz os jornais Correio Popular, Diário do Povo e Notícia JÁ);
  3. Vila Satúrnia (pequeno bairro próximo ao São Bernardo e à Vila Teixeira).

Ver também

Referências

  1. Face oculta da segregação Com Ciência, acesso em 29 de julho de 2009.
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.