Voo National Airlines 193

O voo National Airlines 193 foi um Boeing 727-235, prefixo N4744, que operava entre Miami e Pensacola, com escalas em Melbourne, Tampa, Nova Orleães e Mobile. Na noite de 8 de maio de 1978, em um estado de baixa visibilidade devido ao nevoeiro, o avião caiu durante a descida para o Aeroporto Regional de Pensacola, colidindo com o mar na Baía de Escambia e afundando a uma profundidade de 3,7 metros.[1]

Voo National Airlines 193
Acidente aéreo
Voo National Airlines 193
N4744 durante a recuperação
Sumário
Data 8 de maio de 1978 (45 anos)
Causa Colisão com o solo em voo controlado devido à falta de gerenciamento de recursos da tripulação, levando a uma perda de conhecimento da situação
Local Baía de Escambia perto de Pensacola, Flórida
Coordenadas 🌍
Origem Aeroporto Internacional de Miami
Escala
Destino Aeroporto Regional de Pensacola, Pensacola, Flórida
Passageiros 52
Tripulantes 6
Mortos 3
Feridos 11
Sobreviventes 55
Aeronave
Modelo Boeing 727-235
Operador National Airlines
Prefixo N4744
Primeiro voo 20 de março de 1968

Acidente

O sistema de pouso por instrumentos (ILS) da pista 16 estava fora de serviço desde janeiro daquele ano devido à reconstrução da pista. Uma abordagem imprecisa da pista 25 estava disponível. Antes de iniciar a abordagem, um avião bimotor Beechcraft relatou ter saído da nebulosidade a 140 metros (459 pés). A altitude mínima de descida para essa abordagem era de 150 metros (492 pés). Isso preocupou o primeiro oficial que informou ao capitão de sua opinião de aquela aeronave estar fazendo uma abordagem ilegal. Um jato da Eastern Air Lines na frente deles informou que ela tinha a pista brevemente à vista antes de perdê-la nas nuvens e abortar o pouso.

Enquanto se preparava para a aproximação, o primeiro oficial deixou de fazer chamadas para correção e aproximação da altitude. O alarme de proximidade do solo soou e o primeiro oficial verificou o altímetro. Marcou 1 500 pés (457 metros) e desligou o alarme. O gravador de dados de voo mais tarde mostraria que sua altura real naquele momento era de apenas 500 pés (152 metros). A tripulação do voo podia distrair-se com o alarme e não podia entender que havia ultrapassado a altitude mínima de descida. Logo depois disso, atingiram a baía de Escambia. O tráfego de barcaças na área ajudou na evacuação. Três passageiros se afogaram tentando sair do avião. O avião ficou intacto após o acidente e foi levado para um hangar na Estação Aérea Naval de Pensacola, mas foi baixado devido a danos causados pela água. O cordame foi subsequentemente desmontado e removido da base a ser descartada.

Notas

Referências

  1. «Relatório do acidente» (PDF). NTSB (em inglês). Consultado em 30 de julho de 2020
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.