WV23

A WV23, no Vale dos Reis, é a tumba do faraó da décima oitava dinastia.

WV23
Local de sepultamento de
WV23
O sarcófago na câmara mortuária
Localização Vale dos Reis
Descoberta 1816
Escavação Giovanni Battista Belzoni
Otto Schaden
Traçado Linear
Extensão 60,16 m
Área 212,22 m2
WV23 está localizado em: Egito
WV23
Localização da WV23

Descoberta por Giovanni Battista Belzoni em 1816, sua estrutura é similar a tumba de Aquenaton, com dois lances de escadas e dois corredores descendentes não decorados que dão para uma antecâmara, que por sua vez, da para a câmara do sarcófago. A decoração da tumba é similar em conteúdo e cor à Tumba de Tutancâmon, com algumas poucas diferenças. Na parede leste há uma representações famosas de pesca e caça de aves, que não é mostrado em nenhuma outra tumba real, sendo normalmente mostrados em tumbas de nobres. A tumba também é conhecida por cenas de caça de hipopótamo.

Acredita-se geralmente,[1] que esta tumba não foi construída tensionando-se o sepultamento de Ay. Alguns candidatos propostos incluem Amenófis IV, Semencaré e Tutancâmon. É também sugerido que Tutancâmon tenha sido sepultado aqui e depois movido para a KV62. Porém, não foram encontrados artefatos que comprovem essas proposições. Mas, não há nenhuma dúvida de que Ay não tenha sido entumbado aqui, pois foram encontrados objetos funerários seus na tumba. Também, a tumba foi profanada na antiguidade, em data e período desconhecidos, com muitas imagens e seu nome sendo destruídos de todas as pinturas e paredes da tumba. Pode ter sido nesta mesma época, ou antes, que o lado sudeste de seu sarcófago foi destruído e a pesada tampa do sarcófago deixado no chão. Os inúmeros fragmentos do sarcófago foram removidos e reconstruídos por Gaston Maspero, estando agora em exposição no Museu do Cairo. Convém mencionar que o cartucho real contendo o nome de Ay no sarcófago e na sua tampa não foram destruídos.

Referências

  1. «Theban Mapping Project (em inglês)». Consultado em 3 de setembro de 2008. Arquivado do original em 29 de janeiro de 2017
  • Reeves, N & Wilkinson, R.H. The Complete Valley of the Kings, 1996, Thames and Hudson, London.
  • Siliotti, A. Guide to the Valley of the Kings and to the Theban Necropolises and Temples, 1996, A.A. Gaddis, Cairo.

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.