Xadrez na França

O Xadrez na França refere-se a contribuição da França na história do xadrez desde sua assimilação no século XI até a atualidade. Os franceses receberam o xadrez a partir dos espanhóis e italianos no início do século XI, embora as regras do jogo ainda fossem idênticas ao do Xatranje. Apesar das eventuais restrições religiosas da Igreja Católica Romana e do rei Carlos V, o jogo se popularizou entre a corte.

Por volta do século XVII, a França ascende como um importante centro da prática do xadrez moderno. Com as novas regras consolidadas, uma nova geração de jogadores franceses como Legall de Kermeur e Philipp Stamma dos quais se destaca o músico François-André Danican Philidor, considerado um campeão mundial não-oficial. No mesmo período surgem as primeiras cafeterias dedicadas a prática do xadrez e em Paris, o Café de la Régence onde são realizados os primeiros confrontos internacionais entre os melhores jogadores da Europa.

Ver também

Referências

    This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.