Atos 4

Atos 4 é o quarto capítulo dos Atos dos Apóstolos no Novo Testamento da Bíblia. Ele relata o que se passou depois da cura do coxo por Simão Pedro e seu subsequente discurso no Pórtico de Salomão. O Sinédrio prendeu os apóstolos, mas teve que soltá-los em seguida[1][2].

Atos 4

Trecho de Atos dos Apóstolos no Codex Laudianus
Livro Atos dos Apóstolos
Categoria Histórico
Parte da Bíblia Novo Testamento
Precedido por: Atos 3
Sucedido por: Atos 5
Capítulos de Atos dos Apóstolos

Cap.01 · Cap.02 · Cap.03 · Cap.04 · Cap.05
Cap.06 · Cap.07 · Cap.08 · Cap.09 · Cap.10
Cap.11 · Cap.12 · Cap.13 · Cap.14 · Cap.15
Cap.16 · Cap.17 · Cap.18 · Cap.19 · Cap.20
Cap.21 · Cap.22 · Cap.23 · Cap.24 · Cap.25
Cap.26 · Cap.27 · Cap.28

Manuscritos

Atos 4 foi originalmente escrito em grego koiné e dividido em 37 versículos. Alguns dos manuscritos a conter o texto são:

Estrutura

Pedro e João interrogados pelo Sinédrio

Pedro curando um coxo, o evento (narrado em Atos 3) que levou à prisão de Pedro e João.
Afresco de Masaccio na Cappela Brancacci.

Logo no início do capítulo 4, enquanto Pedro e João ainda falavam com o povo na frente do Templo, acabaram presos pelos «sacerdotes, o capitão do templo e os saduceus» (Atos 4:1) e levados ao Sinédrio. O efeito foi o contrário e o número de fieis cresceu para quase cinco mil. Na presença de diversos sumo sacerdotes, inclusive Anás e Caifás, Pedro chamou o enfermo que havia curado de "pedra angular", uma referência a Salmos 118:22, e atribuiu a salvação a "Jesus Cristo, o Nazareno". Segundo o autor, os sábios, «ao verem a intrepidez de Pedro e João, e tendo notado que eram iletrados e indoutos, maravilhavam-se» (Atos 4:13). E, tendo diante de si o homem curado, os sacerdotes nada puderam fazer a não ser expulsar todos do Sinédrio para que pudessem conferenciar.

Depois de algum tempo, decidiram chamá-los de volta e proibiram que os dois falassem ou ensinassem sobre Jesus. A resposta dos dois foi: «Se é justo diante de Deus ouvir-vos a vós antes do que a Deus, julgai-o vós, pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos.» (Atos 4:19–20) Por causa do povo, que glorificava a Deus pelo ocorrido, soltaram os dois sem mais acusações.

Prece pela coragem

Quando voltaram para contar aos discípulos de Jesus o ocorrido, eles «levantaram unanimemente a voz a Deus» (Atos 4:24) e rezaram:

«Senhor, tu que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há; tu que pelo Espírito Santo, pela boca de nosso pai David, teu servo, disseste: 'Por que se enfureceram os gentios, E os povos imaginaram coisas vãs? Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram-se à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido [Messias]' [uma referência a Salmos 2:1–2]. Pois verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu Santo Servo Jesus, ao qual ungiste, não só Herodes mas também Pôncio Pilatos, com os gentios e com o povo de Israel, para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho predeterminaram que se fizesse. Agora, Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que com toda a liberdade falem a tua palavra, enquanto tu estendes a mão para curar, e para que se façam milagres e prodígios pelo nome de teu Santo Servo Jesus.» (Atos 4:24–30)

Segundo o autor, o lugar onde estavam tremeu e todos ficaram "cheios do Espírito Santo".

Vida comunitária

Atos 4 termina com um relato sobre a vida da comunidade cristã da época, afirmando que "nenhum deles dizia que coisa alguma das que possuía era sua própria, mas tudo entre eles era comum". Todos venderam seus bens e repartiram os valores entre eles "conforme a sua necessidade" (Atos 4:32–37). Um destes foi José, dito "Barnabé" ("filho da exortação"), um levita cipriota e que depois, já conhecido apenas como Barnabé, teria um importante papel no início do ministério de Paulo de Tarso (veja Atos 11).

Ver também


Precedido por:
Atos 3
Capítulos da Bíblia
Atos dos Apóstolos
Sucedido por:
Atos 5

Referências

  1. Halley, Henry H. Halley's Bible Handbook: an abbreviated Bible commentary. 23rd edition. Zondervan Publishing House. 1962.
  2. Holman Illustrated Bible Handbook. Holman Bible Publishers, Nashville, Tennessee. 2012.

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.