Azul da prússia

O azul da prússia ou azul prussiano (em alemão: Preußisch Blau ou Berliner Blau - azul berlinês) é um pigmento de cor azul escura muito empregado em pintura, tingimento de tecidos e no processo de impressão fotográfica de plantas conhecido como cópia heliográfica (blueprint em inglês). Sua produção, no entanto, pode vazar cianeto.[3]

Prussian blue
Alerta sobre risco à saúde
Nome IUPAC Iron(II,III) hexacyanoferrate(II,III)
Outros nomes Ferrocianeto férrico, ferrocianeto de ferro(III), hexacianoferrato(II) de ferro(III), hexacianoferrato férrico (em alemão: Preußischblau e Berliner Blau), azul de berlim, azul de paris.
Identificadores
Número CAS 14038-43-8
Número RTECS V03AB31
Código ATC V03AB31
Propriedades
Fórmula molecular Fe4[Fe(CN)6]3
Massa molar 859.23 g/mol
Aparência Sólido azul.
Densidade 1,9 g·cm-3[1]
Ponto de fusão

Decompõe-se >140 °C[1]

Solubilidade em água insolúvel[1]
Riscos associados
MSDS MSDS prussian blue
Índice UE Não listado.
Frases R -
Frases S S24/25
Ponto de fulgor Não inflamável.
LD50 > 8000 mg·kg?1 (Camundongo, per os)[2]
Compostos relacionados
Compostos relacionados Ferrocianeto de sódio
Ferrocianeto de potássio
Ferricianeto de potássio
Página de dados suplementares
Estrutura e propriedades n, εr, etc.
Dados termodinâmicos Phase behaviour
Solid, liquid, gas
Dados espectrais UV, IV, RMN, EM
Exceto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições normais de temperatura e pressão

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.
Azul Prússia
Coordenadas espectrais
Comprimento de onda 590–620 nm
Frequência 505–480 THz
Coordenadas de cor
Tripleto hexadecimal #003153
sRGB (r, g, b) (0, 49, 83)
CMYK (c, m, y, k) (63, 35, 14, 72)
HSV (h, s, v) (205°, 100%, 33%)

Possui diversos nomes químicos, alguns deles são: ferrocianeto de ferro (III), ferrocianeto férrico, hexacianoferrato (II) de ferro (III), e hexacianoferrato férrico. É muito comum que se denomine abreviadamente como PB.[4] Possui uma fórmula abreviada como: Fe7N18C18.

História

Um exemplo da coloração azul da prússia

O azul da prússia foi descoberto por acidente.[5] Em 1704, em Berlim, o químico e pintor Heinrich Diesbach tentava produzir um pigmento vermelho, mas devido ao uso de uma porção impura de carbonato de potássio o pigmento tornou-se azul.[6]

A porção contaminada foi cedida da Diesbach por Johann Conrad Dippel. Ambos trabalharam mais na receita do pigmento azul e se mudaram para Paris, onde produziram o pigmento sobre o nome de azul parisiense. A receita era um segredo de negócio, mas em 1724 tornou-se conhecida. Químicos ingleses passaram a produzir o produto e vendê-lo sob o nome de Prussian blue, isto é, "azul da Prússia"[6] por ser o colorante empregado no tingimento dos tecidos dos uniformes militares prussianos.[7]

Produção

PB, tal como usado em tintas, é preparado por adição de uma solução contendo cloreto de ferro (III) a uma solução de ferrocianeto de potássio. Durante o curso da adição, a reação é visível e a solução muda de cor imediatamente para a tonalidade característica do PB.

  • Uma metodologia laboratorial de produção de azul da prússia.
Colocar em um tubo de ensaio ou noutro recipiente de vidro adequado, solução de cloreto férrico em água (por exemplo, a 10% em peso), e adicionar igual quantidade de ferrocianeto de potássio dissolvido em água. Filtrar em papel de filtro, lavar com água destilada e colocar numa estufa para secar.

A banda nazi-teen Prussian Blue adotou este nome, segundo algumas versões, baseada em negadores do Holocausto, que se justificam pela ausência deste pigmento nas câmaras de gás nazistas.

Referências

  1. Registo de Eisen(III)-hexacyanoferrat(II) na Base de Dados de Substâncias GESTIS do IFA, accessado em 2 de Setembro de 2007
  2. (en) « Azul da prússia » em ChemIDplus
  3. Terra: "Acidente" leva químico a produzir um novo tom de azul
  4. Dunbar, K. R. and Heintz, R. A., "Chemistry of Transition Metal Cyanide Compounds: Modern Perspectives", Progress in Inorganic Chemistry, 1997, 45, 283-391.
  5. The Accidental Discovery of Prussian Blue - painting.about.com (em inglês)
  6. «Parisian or Prussian Blue - Historical Paint for Miniatures» (em inglês). Consultado em 29 de fevereiro de 2008
  7. Military Miniatures Magazine
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.