Códice Bruce

O Códice Bruce (também chamado de Codex Brucianus) é um manuscrito gnóstico de propriedade do Museu Britânico. Em 1769, James Bruce (Lorde James Bruce of Kinnaird) adquiriu o códice no Alto Egito por volta de 1769. Ele foi transferido para o museu juntamente com outros textos orientais em 1842 e reside atualmente na Biblioteca Bodleiana (Bruce 96) desde 1848.[1]

Conteúdo

James Bruce, primeiro proprietário do Códice Bruce

O Códice de Bruce estava encadernado numa ordem aleatória quando estava no Museu Britânico, com algumas páginas de ponta-cabeça, pois ninguém envolvido entendia cóptico. Ele foi editado em 1893 por Carl Schmidt, que também o traduziu para o alemão. Desde então, ele foi reencadernado numa ordem determinada por ele[a][1] .

Schmidt encontrou dois textos no códice, ambos gnósticos, e concluiu que o primeiro (em dois livros) era idêntico aos Livros de Jeu mencionados em Pistis Sophia;[2] o segundo não tinha nenhum título. Ele associou dois pequenos fragmentos (um hino e uma passagem em prosa sobre o progresso da alma através dos "Arcontes do Meio") com o Segundo livro de Jeu, que está incompleto[2] .

Ver também

Notas

[a] ^ Violet Macdermot o traduziu para o inglês como "The Books of Jeu and the Untitled Text in the Bruce Codex" em 1978.

    Referências

    1. «Secret books» (em inglês). J. R. Ritman Library. Consultado em 30 de agosto de 2010
    2. «Bruce Codex» (em inglês). Gnostic Society. Consultado em 30 de agosto de 2010

    Ligações externas

    • «The Codex Brucianus» (em inglês). Tertullian.org. Consultado em 30 de agosto de 2010
    • Christian O'Brien. «Tradução recente do Códice Bruce e do Códice Askew» 🔗 (em inglês). Goldenageproject.org.uk. Consultado em 30 de agosto de 2010. Arquivado do original em 29 de janeiro de 2010
    • «Prévia limitada do texto cóptico» (em inglês). Google Books. Consultado em 30 de agosto de 2010
    This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.