Eósforo

Na mitologia grega Eósforo (Do antigo grego: Ἠωσφόρος ou Ἑωσφόρος, Hèosphóros ou Èosphóros) ou Fósforo (antigo grego: Φωσφόρος Phosphorus), identificada pelos gregos com a estrela d’alva ou estrela da manhã,[1] é o filho de Éos, deusa da aurora, e também chamado de Héspero (Do antigo grego: Ἓσπερος, Hèsperos), a estrela Vésper. Seu equivalente romano era Lúcifer (do Latim lux e ferres, ou seja "portador da luz").

Éos e a criação de seus filhos Héspero e Eósforos, Stanisław Wyspiański, Museu Nacional de Varsóvia

Possui três faces, Phosphorus (Lúcifer), Eósforo e Héspero. Phosphorus é quem traz a luz, Eósforo é a estrela da manhã e Héspero é a estrela da tarde. Porém essas três faces não estão separadas, elas fazem parte do mesmo deus.

A estrela que representa ele é a de Vênus, que é a maior das quatro e a mais próxima da terra

Ele também está relacionado com o mar e o fogo lunar. E traz tanto a luz quanto a escuridão.

Mito

Pintura retratando as duas faces de Eosfóro, Héspero e Fósforo.

Eósforo ou Fósforo, o "filho da alva", é uma deidade menor associada à luz e ao amanhecer na mitologia grega, representado como um cavaleiro em armadura com um archote em punho. É citado como filho de Astreu e Éos,[2] e noutras versões (e.g. Higino) é filho de Céfalo e Éos,[3] ou até de Atlas.[4]

Eósforo Héspero, é considerado o pai de Ceix, por Quione,[5] e Deucalião.[6] Outras fontes o citam como pai de Héspera, que junto de Atlas se tornou a mãe das hespéridas.[7]

Variação de Nomes

Eósforo/Fósforo não raro é confundido com o irmão Héspero, já que ambos representavam o Planeta Vênus durante a manhã e a tarde, respectivamente. Posteriormente, os gregos perceberam que Vênus se tratava de um mesmo astro, e passaram a identificá-lo com a deusa do amor, Afrodite — divindade esta que equivalia à mesma que o representava para os babilônios, a saber, Íxtar.

Seu nome era o equivalente a Lúcifer para os romanos que, então, com o advento do cristianismo, os Padres da Igreja (mais exatamente, São Jerônimo) o identificaram com Satanás, o "anjo de luz" que, por vaidade e soberba, caiu dos céus após se declarar superior a Jeová.

Ver também

Referências

  1. Hom. Il. xxiii. 226; Virg. Gerg. i. 288; Ov. Met. ii. 115, Trist. i. 3. 72.
  2. Hesíodo | Teogonia381
  3. Higino Poet. Astr. ii. 42
  4. Tzetz. ad Lyc. 879
  5. Hyg. Fab. 65
  6. Ovid. Metamorphoses. Book XI, 295.
  7. Servius. ad Aen. 4,484.
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.